Saiba mais sobre empresas fornecedoras de merenda escolar

As empresas fornecedoras de merenda escolar têm aumentado devido à grande demanda do mercado

Saiba mais sobre empresa fornecedora de merenda escolar

A obesidade infantil é um sério problema, que atinge milhares de crianças no mundo. Em alguns casos, os maus hábitos alimentares vêm de casa. Isso é notado quando vemos como é composta a lancheira das crianças. Achocolatados, frituras, biscoitos recheados, sucos industrializados, doces, todos alimentos nada saudáveis e altamente calóricos. Por isso, as escolas têm desenvolvido projetos de educação alimentar, com a finalidade de mudar as rotinas alimentares dos pequeninos.

Nesse contexto, as empresas fornecedoras de merenda escolar merecem destaque. Trata-se de um negócio bastante promissor, que tem conquistado um espaço significativo no mercado. A merenda escolar é distribuída a instituições de ensino públicas e privadas, após criterioso planejamento nutricional, realizado por profissionais capacitados. O objetivo é oferecer às crianças uma alimentação saudável e nutritiva.

Sobre o mercado


A demanda por kit de merenda escolar vem de escolas particulares e escolas públicas. Estas são clientes fiéis e fazem parte de uma boa parcela do faturamento das fornecedoras de merenda escolar. De acordo com informações divulgadas pelo Governo Federal, são 43,9 milhões de alunos matriculados nas escolas públicas do país (educação básica). Sendo assim, investir nesse nicho de mercado é uma vantajosa oportunidade de negócio.

No caso do fornecimento de merenda escolar para instituições públicas, é necessária a realização de licitação, com participação de várias empresas do ramo. Por esse motivo, é indispensável ao empreendedor conhecer a fundo a legislação (lei 8.666/93), que regula os processos licitatórios.

Kits de merenda escolar


Assim que o cardápio da semana é estruturado, os kits de merenda escolar são embalados separadamente e dispostos em caixas. Se na escola houver crianças alérgicas ou diabéticas, basta comunicar ao diretor da escola, que a empresa fornecedora dos kits desenvolve um cardápio especial para esse público específico. Cada alimento que compõe o kit deve apresentar data de fabricação, além de orientações importantes da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Controle do estoque


O controle de estoque da empresa fornecedora de merenda escolar deve ser administrado por profissional treinado em almoxarifado. Cabe a ele garantir o equilíbrio dos produtos no estoque mantendo sempre tudo em ordem, para evitar perdas e prejuízos. Outra importante função do gestor de estoques é avaliar em quanto tempo o capital investido no estoque é recuperado.

Além disso, ele deve averiguar se o estoque será capaz de cobrir as vendas futuras sem a necessidade de reposição. Por fim, o administrador responsável pelo estoque deve identificar se a demanda tem sido atendida com eficiência, para que os clientes não fiquem na mão.

Equipamentos e outros


Antes de abrir a empresa fornecedora de merenda escolar, é imprescindível investir em equipamentos de qualidade. Mas avalie o custo-benefício antes de comprá-los. Lembre-se de pesquisar em sites e empresas especializadas. Serão necessários: cortador de frios, utensílios de cozinha, caixas isotérmicas, máquinas embaladoras, balança eletrônica de 20 kg, freezers, refrigeradores, prateleiras, materiais de escritório, computadores e impressoras, além de um furgão para o transporte dos kits.

Conheça o Curso Online Capacitação para Cozinheira - Merendeira Escolar - Como Conservar, Preparar e Distribuir os Alimentos.

Leia o artigo "Montar delivery de comida saudável é um bom negócio?".

Fonte: novonegocio.com.br

Andréa Oliveira 13-11-2018 Gastronomia

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual de Boas Práticas para a Merendeira Escolar

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.