Distribuidora de bebidas: negócio lucrativo e promissor

A distribuidora de bebidas atua em larga escala e atende à demanda de restaurantes, buffets e organizadoras de eventos

Distribuidora de bebidas: negócio lucrativo e promissor

Montar distribuidora de bebidas é um negócio lucrativo e promissor, que promete alto faturamento mensal. Entretanto, antes de investir nesse ramo, é importante saber a diferença entre depósito de bebidas e distribuidora. A primeira comercializa bebidas diretamente com os clientes, sejam eles empresas ou pessoas físicas. Já a segunda atua em larga escala e atende à demanda de restaurantes, buffets e organizadores de eventos. A distribuidora também pode vender bebidas a quem desejar, contanto que seja maior de idade.

Investimento


Não basta concluir o plano de negócios e identificar a viabilidade da empresa no mercado, é fundamental saber o montante a ser investido. Tudo depende do porte da distribuidora de bebidas, da contratação de funcionários, da compra de equipamentos e bebidas, além da aquisição do ponto comercial. Distribuidoras com porte pequeno exigem um investimento inicial de aproximadamente R$40.000. Já as com grande porte requerem um montante maior (R$80.000 ou mais).

Faturamento


O faturamento mensal também depende diretamente do porte da distribuidora de bebidas. As menores chegam a faturar mensalmente R$15.000. Quanto às distribuidoras maiores, que trabalham em larga escala, elas podem faturar alto. Algumas delas conseguem faturamento de R$100.000 mensais (ou mais). De fato, este é um negócio com grande potencial. Quando administrado com excelência, certamente o empreendedor alcançará resultados financeiros surpreendentes.

Logística


A logística é fator determinante para garantir serviço de qualidade aos clientes. Para isso, a distribuidora de bebidas deve elaborar um bom planejamento para que o mecanismo de entrega de bebidas funcione perfeitamente, com rapidez, eficiência e cumprimento de prazos. O empreendedor pode investir em veículos próprios ou contratar empresas terceirizadas. Tudo depende do capital disponível e dos objetivos do empreendedor. Inicialmente, é melhor contratar frota terceirizada, pois os custos são menores.

Fornecedores


O mais comum é procurar prontamente as marcas de bebidas, pois elas fornecem rótulos originais, a preços mais acessíveis a distribuidoras. Entretanto, é importante saber quais as principais exigências das marcas para se tornarem suas parceiras. Outra opção interessante é trabalhar com fornecedores de bebidas no atacado, contanto que apresentem histórico no mercado como excelentes parceiros comerciais. Caso contrário, o ideal é fechar negócio diretamente com as marcas.

Clientes


Os principais clientes da distribuidora de bebidas são restaurantes, cafeterias, bares, pubs, danceterias, lanchonetes e hotéis. Para reter e fidelizar esses clientes, é imprescindível manter um estoque diversificado, com marcas e rótulos conhecidos e reconhecidos no mercado. Outra dica imperdível: saiba negociar prazos e preços. Ofereça descontos a clientes fidelizados, dê brindes e faça promoções para atrair novos clientes. Negocie também com empresas de eventos. Para aumentar o faturamento, alugue freezers, mesas e cadeiras.

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Fontes: montarumnegocio.com; novonegocio.com.br

 

Andréa Oliveira 24-04-2019 Manutenção e Serviços

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