Tipos de estabelecimento na rede de drogarias

Saiba qual negócio combina mais com suas expectativas

 

Tipos de estabelecimento na rede de drogarias    Artigo CPT

Os estabelecimentos farmacêuticos, basicamente, são divididos em drogarias, farmácias de manipulação (alopática e homeopática), sendo assim você precisa pensar em qual o objetivo do negócio para compreender o modelo de estabelecimento atenderá melhor as suas expectativas de vendas e de administração, quem nos ensina é o professor RIcardo Zatti do Curso CPT de Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias.


1) Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas. Compreende a comercialização de produtos farmacêuticos para uso humano e veterinário, manipulados no próprio estabelecimento, por fórmulas magistrais (receitas médicas) e da farmacopeia brasileira. Tal atividade é desenvolvida em Farmácias de Manipulação e Drugstores;


2) Comércio varejista de produtos farmacêuticos homeopáticos, que compreende a comercialização de produtos farmacêuticos homeopáticos, fitoterápicos e produtos da flora medicinal com manipulação de fórmula. Tal atividade é desenvolvida em farmácias homeopáticas; e


3) Comércio varejista d3e produtos farmacêuticos industrializados, que envolve o comércio de produtos farmacêuticos para uso humano sem manipulação de fórmulas, desenvolvido em drogarias.


A maioria dos estabelecimento farmacêuticos, no Brasil, é do tipo drogaria. Esses estabelecimentos apresentam, como objetivos principais, a comercialização de fármacos, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos obtidos industrialmente em suas embalagens originais. No país é comumente associado a denominação conjunto ''Drogaria e perfumaria'', termo que se refere aos estabelecimentos que comercializam produtos cosméticos e de higiene pessoal, junto através aos medicamentos.


As farmácias de manipulação (alopática ou homeopática) são estabelecimentos que, além de vender os produtos de uma drogaria, produzem medicamentos ou fórmulas magistrais a partir de receita ou prescrição médica. Esses estabelecimentos também estão autorizados a comercializar cosméticos e produtos para uso tópico manipulados na farmácia.


O termo drugstore, surgiu no Brasil na década de 1990, podendo ser considerado cópia da apresentação das drogarias americanas, que associam drogarias às lojas de conveniência. As drugstores são estabelecimentos que, mediante autosserviço ou não, comercializam diversas mercadorias, como alimentos em geral, produtos de higiene, limpeza e apetrechos domésticos, além dos medicamentos.


Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Empresas.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 11-07-2022 Seu Negócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.