O mercado de bolos e biscoitos

Entenda melhor sobre o comércio de bolos e biscoitos para saber investir bem

 

O mercado de bolos e biscoitos    Artigo CPT

O mercado dos bolos, biscoitos, pães é um mercado muito diversificado e pode ser explorado de muitas maneiras é interessante para você que quer faturar com um empreendimento acessível e rentável como o comércio alimentício, a professora Maria da Graça Bragança do Curso CPT de Como Produzir Bolos e Biscoitos trouxe as melhores ideiais para o seu negócio.


O mercado de bolos e biscoitos é bastante diversificado, compreendendo quilões, feiras livres, lojas especializadas (delicatesse), supermercados, padarias, restaurantes e lanchonetes a beira de rodovias e também restaurantes e hotéis.


Além desses estabelecimentos comerciais, também há clientes potenciais em escolas e creches (principalmente em programas de merenda escolar), assim como hospitais e restaurantes de empresas, entre outros.


Nota-se, ainda, um crescente número de produtores pequenos e anônimos que distribuem seus produtos porta a porta (seja em casas ou empresas), nas ruas ou em eventos diversos (esportivos, musicais, culturais, etc.), principalmente em cidades maiores.


Nas cidades menores, a prática mais comum é a inclusão das fábricas locais de biscoitos nos roteiros turísticos, assim como a presença desses fabricantes em feiras e eventos da própria cidade/região; essas iniciativas tentam compensar a dificuldade das microempresas para colocar seus produtos em pontos de vendas situados a distâncias maiores. Assim, podem ser identificadas duas categorias básicas de potenciais demandadores do produto:

— Aqueles que utilizam o produto para consumo direto dos seus clientes: restaurantes e hotéis (café da manhã, sobremesa, etc.)

— Aqueles que compram para revenda: supermercados, quilões, padarias, etc.


A preferência do mercado deverá ser acompanhada de perto e orientará a oferta do “mix” (composição) de tipos de bolos e biscoitos, conjuntamente com a disponibilidade de matéria-prima (preços, quantidade e qualidade, etc.).


Alguns fatores são fundamentais para a conquista de mercado:

• a qualidade;

• o preço;

• a propaganda;

• a aparência (vidro e rótulo).

A produção caseira atende normalmente mercados bem segmentados, que também podem ser chamados de ''nichos''. O importante é conseguir identificar e caracterizar esse nicho e, logicamente, trabalhá-lo.


Esses nichos estão associados, na maioria das vezes, a:

• busca de produtos mais saudáveis e naturais

• ao casamento do produto às características da região esse nicho cresce com o agroturismo;

• a questões de natureza cultural (produto típico como o vinho, a polenta, etc.)

• um consumidor mais exigente em termos da qualidade do produto.


Conheça os Cursos CPT da Área Industria Caseira. 
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 04-07-2022 Seu Negócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.