O mercado dos bolos, biscoitos, pães é um mercado muito diversificado e pode ser explorado de muitas maneiras é interessante para você que quer faturar com um empreendimento acessível e rentável como o comércio alimentício, a professora Maria da Graça Bragança do Curso CPT de Como Produzir Bolos e Biscoitos trouxe as melhores ideiais para o seu negócio.
O mercado de bolos e biscoitos é bastante diversificado, compreendendo quilões, feiras livres, lojas especializadas (delicatesse), supermercados, padarias, restaurantes e lanchonetes a beira de rodovias e também restaurantes e hotéis.
Além desses estabelecimentos comerciais, também há clientes potenciais em escolas e creches (principalmente em programas de merenda escolar), assim como hospitais e restaurantes de empresas, entre outros.
Nota-se, ainda, um crescente número de produtores pequenos e anônimos que distribuem seus produtos porta a porta (seja em casas ou empresas), nas ruas ou em eventos diversos (esportivos, musicais, culturais, etc.), principalmente em cidades maiores.
Nas cidades menores, a prática mais comum é a inclusão das fábricas locais de biscoitos nos roteiros turísticos, assim como a presença desses fabricantes em feiras e eventos da própria cidade/região; essas iniciativas tentam compensar a dificuldade das microempresas para colocar seus produtos em pontos de vendas situados a distâncias maiores. Assim, podem ser identificadas duas categorias básicas de potenciais demandadores do produto:
— Aqueles que utilizam o produto para consumo direto dos seus clientes: restaurantes e hotéis (café da manhã, sobremesa, etc.)
— Aqueles que compram para revenda: supermercados, quilões, padarias, etc.
A preferência do mercado deverá ser acompanhada de perto e orientará a oferta do “mix” (composição) de tipos de bolos e biscoitos, conjuntamente com a disponibilidade de matéria-prima (preços, quantidade e qualidade, etc.).
Alguns fatores são fundamentais para a conquista de mercado:
• a qualidade;
• o preço;
• a propaganda;
• a aparência (vidro e rótulo).
A produção caseira atende normalmente mercados bem segmentados, que também podem ser chamados de ''nichos''. O importante é conseguir identificar e caracterizar esse nicho e, logicamente, trabalhá-lo.
Esses nichos estão associados, na maioria das vezes, a:
• busca de produtos mais saudáveis e naturais
• ao casamento do produto às características da região esse nicho cresce com o agroturismo;
• a questões de natureza cultural (produto típico como o vinho, a polenta, etc.)
• um consumidor mais exigente em termos da qualidade do produto.
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Por Eduardo Silva Ribeiro.