Se você faz belos artesanatos, sejam peças decorativas em cerâmica, tapeçaria ou cestaria, existem várias opções para comercializar esses itens na internet. A cada ano, os produtos feitos de forma artesanal têm obtido destaque no mercado, com aumento significativo da demanda. Entretanto, isso requer planejamento e estratégias bem elaboradas para ganhar da concorrência.
Principais ambientes vituais
Redes sociais
As redes sociais, como o Instagram e o Facebook, são acessadas diariamente por um número gigantesco de potenciais clientes. O fluxo de pessoas no universo virtual é contínuo e a maioria prefere comprar em lojas on-line pela comodidade, praticidade e segurança. Nesse ambiente, seus artesanatos podem atrair grande número de clientes, tanto por meio de anúncios pagos como de forma orgânica, com publicação de conteúdo relevante.
E-commerce
Investir em e-commerce requer um bom capital disponível, direcionado principalmente para os anúncios. Entretanto, esta é uma forma de oferecer à sua marca profissionalismo e autoridade. Para isso, você deve contratar um bom desenvolvedor de sites para projetar um site funcional, fluido, simples, atrativo e de fácil navegação.
Para atrair os clientes, deve ser feita uma bela vitrine virtual com imagens dos artesanatos e detalhes sobre cada um deles. Também deve haver um gateway de pagamento integrado e carrinho virtual, para maior autonomia dos internautas no momento de fazer a compra.
Marketplaces
Os marketplaces, como o Mercado Livre e Elo7, são plataformas famosas e seguras, perfeitas para a exposição dos seus artesanatos em uma espécie de vitrine virtual. Do pagamento à entrega, tudo fica sob responsabilidade deles. Entretanto, cada loja virtual deve pagar comissões e taxas, que podem variar.
Imagens e descrições dos itens
Para divulgar o seu artesanato, capriche na paleta de cores, nas angulações e nos focos de cada imagem, que corresponde ao item em exposição. Além disso, detalhes importantes devem ser descritos minuciosamente, como altura, largura, profundidade, comprimento, peso, material utilizado, entre outros. O objetivo principal da descrição é tirar possíveis dúvidas dos clientes, o que facilita a compra e evita problemas futuros.
Formas de pagamento
Outro importante diferencial é disponibilizar formas variadas de pagamento para facilitar as transações entre a loja virtual e os clientes. Além do PIX e do QR Code, ofereça outros meios de pagamento, como boleto bancário, cartão de débito e cartão de crédito. Não se esqueça de pesquisar quem cobra menos juros dos clientes e também crie uma conta no PagSeguro, PayPal ou PicPay.
Marketing direcionado
Invista em um marketing direcionado para melhorar a escalabilidade de clientes. Pague para que a sua loja de artesanatos virtual surja na tela do computador ou do smartphone de um público específico. Para isso, contrate profissionais especializados, que o ajudarão a desenvolver uma campanha de divulgação poderosa.
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Fonte: montarumnegocio.com
Por Andréa Oliveira
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