Quer vender artesanato pela internet? Confira dicas de ouro!

Vender artesanato pela internet requer planejamento e estratégias bem elaboradas para ganhar da concorrência

Quer vender artesanato pela internet? Confira dicas de ouro!

Se você faz belos artesanatos, sejam peças decorativas em cerâmica, tapeçaria ou cestaria, existem várias opções para comercializar esses itens na internet. A cada ano, os produtos feitos de forma artesanal têm obtido destaque no mercado, com aumento significativo da demanda. Entretanto, isso requer planejamento e estratégias bem elaboradas para ganhar da concorrência.

Principais ambientes vituais 


Redes sociais

As redes sociais, como o Instagram e o Facebook, são acessadas diariamente por um número gigantesco de potenciais clientes. O fluxo de pessoas no universo virtual é contínuo e a maioria prefere comprar em lojas on-line pela comodidade, praticidade e segurança. Nesse ambiente, seus artesanatos podem atrair grande número de clientes, tanto por meio de anúncios pagos como de forma orgânica, com publicação de conteúdo relevante.

E-commerce

Investir em e-commerce requer um bom capital disponível, direcionado principalmente para os anúncios. Entretanto, esta é uma forma de oferecer à sua marca profissionalismo e autoridade. Para isso, você deve contratar um bom desenvolvedor de sites para projetar um site funcional, fluido, simples, atrativo e de fácil navegação.

Para atrair os clientes, deve ser feita uma bela vitrine virtual com imagens dos artesanatos e detalhes sobre cada um deles. Também deve haver um gateway de pagamento integrado e carrinho virtual, para maior autonomia dos internautas no momento de fazer a compra.

Marketplaces

Os marketplaces, como o Mercado Livre e Elo7, são plataformas famosas e seguras, perfeitas para a exposição dos seus artesanatos em uma espécie de vitrine virtual. Do pagamento à entrega, tudo fica sob responsabilidade deles. Entretanto, cada loja virtual deve pagar comissões e taxas, que podem variar.

Imagens e descrições dos itens


Para divulgar o seu artesanato, capriche na paleta de cores, nas angulações e nos focos de cada imagem, que corresponde ao item em exposição. Além disso, detalhes importantes devem ser descritos minuciosamente, como altura, largura, profundidade, comprimento, peso, material utilizado, entre outros. O objetivo principal da descrição é tirar possíveis dúvidas dos clientes, o que facilita a compra e evita problemas futuros.

Formas de pagamento


Outro importante diferencial é disponibilizar formas variadas de pagamento para facilitar as transações entre a loja virtual e os clientes. Além do PIX e do QR Code, ofereça outros meios de pagamento, como boleto bancário, cartão de débito e cartão de crédito. Não se esqueça de pesquisar quem cobra menos juros dos clientes e também crie uma conta no PagSeguro, PayPal ou PicPay.

Marketing direcionado


Invista em um marketing direcionado para melhorar a escalabilidade de clientes. Pague para que a sua loja de artesanatos virtual surja na tela do computador ou do smartphone de um público específico. Para isso, contrate profissionais especializados, que o ajudarão a desenvolver uma campanha de divulgação poderosa.

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Fonte: montarumnegocio.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 26-10-2021 Seu Negócio

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