São vários os detalhes para se montar uma empresa. Não basta pensar somente nos produtos e serviços a serem oferecidos aos clientes. Também é preciso escolher a melhor localização do seu negócio para atender a um maior número de clientes. Quando mal escolhido o local do ponto comercial, os riscos do negócio são maiores, o que pode levar a empresa a fechar as suas portas nos primeiros meses de abertura.
Você, empreendedor deve:
->Evitar locais perigosos ou desfavoráveis geograficamente;
->Escolher pontos comerciais de fácil acesso;
->Disponibilizar aos clientes estacionamento próprio ou terceirizar os serviços;
->Optar por pontos comerciais próximos ao transporte público.
Além disso, é importante considerar alguns fatores determinantes para a melhor localização. Vejamos abaixo com mais detalhes:
Burocracia
A parte burocrática do negócio deve ser considerada na escolha da localização do ponto comercial. Para abrir uma empresa, é necessário o alvará de funcionamento, além de outras autorizações. Caso contrário, o empreendedor não pode começar suas atividades operacionais.
Cabe à prefeitura emitir o alvará de funcionamento após a avaliação dos órgãos reguladores. Se tudo estiver de acordo, o empreendedor receberá a autorização para que a empresa comece a funcionar naquele ponto comercial determinado.
Estrutura física
Outro fator determinante para a escolha da localização é pensar na estrutura física da empresa. Ela deve ser compatível com o tipo de negócio a ser executado no local. Para isso, devem ser considerados alguns aspectos, como:
->Observar se o valor do ponto comercial apresenta custo-benefício favorável;
->Providenciar a documentação necessária para que a empresa comece a funcionar legalmente; ->Verificar se a área do imóvel permite que sejam realizadas as atividades operacionais a serem desenvolvidas no local..
Público-alvo e mercado
O mapeamento da área onde será implantada a empresa é muito importante. No processo, deve ser pesquisado o público-alvo potencial para os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Além disso, deve ser estudado o mercado da área onde se localiza a empresa. Esta é uma forma de avaliar a viabilidade dos negócios e reduzir os riscos para aumentar as chances de sucesso da empresa.
Concorrência
A escolha da localização do negócio também deve considerar a concorrência da região, seja ela direta ou indireta. Se houverem muitas empresas do mesmo segmento próximas à nova loja, talvez seja o momento de pensar em outro local para a abertura da empresa.
Por outro lado, o empreendedor deve pensar em um local onde há grande fluxo de pessoas, como centros comerciais, além de avaliar a oferta e demanda pelos produtos e serviços a serem oferecidos pela empresa na região.
Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:
Como Administrar Pequenas Empresas
Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing
Fonte: aberturasimples.com.br
Por Andréa Oliveira
Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail: