Orientações para montar loja de ervas e especiarias

Como lojas específicas de ervas e especiarias não é algo comum no país, investir nesse negócio é a chance de lucrar alto

Orientações para montar loja de ervas e especiarias

Como lojas específicas de ervas e especiarias não é algo comum no país, investir nesse negócio é a chance de lucrar alto. Se você pretende montar uma loja pequena, direcionada apenas ao consumidor direto, pode faturar até R$ 8 mil por mês. Enquanto uma loja de porte maior, voltada ao abastecimento de supermercados, restaurantes e hotéis, pode chegar ao faturamento de R$ 20 mil por mês.

Pesquisa de mercado


Inicialmente, é imprescindível realizar uma criteriosa pesquisa de mercado. Por meio dela, é possível identificar os hábitos de consumo do público-alvo e a demanda por esses produtos no raio de atuação da loja. Na pesquisa, lembre-se de considerar aspectos, como tipos de temperos mais vendidos, principais concorrentes, necessidades dos consumidores, entre outros. Com os dados em mãos, torna-se mais fácil planejar o seu negócio.

Investimento


O investimento inicial depende do porte da loja de ervas e especiarias, bem como do local de implantação da empresa. Em geral, os custos englobam reforma estrutural, pagamento de taxas para legalização, contratação de funcionários, compra de mobiliário, gondolas e armários, além da aquisição de produtos com fornecedores. Em média, serão necessários R$ 20 a R$ 70 mil. Fora o capital de giro para os custos mensais com a manutenção da loja.

Estrutura


A estrutura da loja deve seguir as exigências legais, com instalações elétricas e hidráulicas adequadas. Para começar, uma área com 50 m² atende muito bem os requisitos da loja de ervas e especiarias. É óbvio que áreas maiores permitem uma melhor organização da loja para exposição e venda dos produtos. Além da área de depósito dos produtos, é importante uma sala para embalar e rotular as ervas e especiarias. Sem falar em um balcão para atendimento ao público e dois banheiros (masculino e feminino).

Funcionários


Uma loja de pequeno porte não requer a contratação de funcionários. Basta o próprio empreendedor para que as atividades fluam bem, contanto que se siga um planejamento. Por outro lado, se o objetivo for atender a supermercados, restaurantes e hotéis, a demanda será maior, o que exige a formação de uma equipe de colaboradores. Nesse caso, serão necessários três funcionários: um caixa, um atendente e um entregador.

Fornecedores


Negociar com bons fornecedores é essencial para manter o estoque de ervas e especiarias em dia. Dessa forma, nunca faltarão produtos aos clientes. Para isso, pesquise quais os melhores distribuidores da região e com quais é possível fechar parcerias mais frutíferas, principalmente quanto a negociação de preços. Ervas e especiarias compradas a granel são vendidas a preços menores. Entretanto, para comprar volumes maiores, somente se a loja atender a uma grande demanda.

Divulgação


A propaganda de boca a boca é uma das formas mais promissoras de divulgação da loja de ervas e especiarias. Em especial se a qualidade dos produtos e do atendimento forem diferenciadas. Outra alternativa é visitar supermercados, restaurantes e hotéis para apresentar seus produtos e mostrar as vantagens das parcerias. Para atrair ainda mais clientes, as redes sociais também podem ser exploradas, assim como o WhatsApp.

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Fonte: Montar um Negócio - montarumnegocio.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 11-08-2020 Seu Negócio

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