Como montar uma loja de produtos naturais

A demanda por produtos naturais aumenta a cada ano, o que torna promissor empreender nesse segmento

Como montar uma loja de produtos naturais

Pesquisas recentes indicam um aumento de 12% na demanda por produtos naturais nos últimos cinco anos. Em especial, os produtos orgânicos apresentaram um aumento de surpreendentes 18% no mesmo período. Mesmo diante da crise, estima-se que a demanda por produtos saudáveis aumente 4% ao ano até 2021. Todos esses dados comprovam o quão promissor e rentável se tornou esse segmento.

Investimento inicial


Para montar uma loja de produtos naturais são necessários R$ 50 mil. Esse investimento engloba estoque inicial; mobiliário; notebook e impressora; máquina registradora; prateleiras, nichos e gôndolas; balcão de atendimento; adaptações nas instalações da loja; e ar-condicionado. Sem falar nos custos com marketing profissional e legalização da empresa, além do capital de giro para a manutenção dos negócios.

Regulamentação


A regulamentação da loja de produtos naturais varia de região para região. Sendo assim, é importante contratar um bom contador para tomar as providencias legais necessárias. Em síntese, deve ser escolhido o tipo de sociedade da empresa, bem como o nome. Além de contrato social, registro na Junta Comercial (prefeitura), registro no Sindicato Patronal, registro na Secretaria da Fazenda, inscrição do CNPJ (Receita Federal) e alvará de funcionamento.

Produtos


Primeiramente, vamos diferenciar produto natural de produto orgânico. O primeiro é próprio da natureza ou produzido com base nas leis da natureza. Já o segundo é cultivado no sistema orgânico de produção, sem uso de agroquímicos e/ou sementes transgênicas. Ambas as categorias correspondem a:

Cosméticos orgânicos e naturais; produtos específicos para intolerâncias a glúten e lactose; produtos fitoterápicos; produtos funcionais; produtos livres de/ou com redução de gorduras, sal e/ou açúcar; produtos naturalmente saudáveis; produtos integrais; produtos vegetarianos; produtos veganos; e produtos orgânicos.

Concorrentes


Em todo território nacional, existem poucas lojas específicas de produtos naturais. Sendo assim, esta é uma oportunidade única para ganhar da concorrência com produtos diferenciados, preços mais competitivos e atendimento personalizado. Dessa forma, empórios, feiras, supermercados e lojas afins não terão chances de vencer.

Clientes


Os clientes de produtos naturais buscam algo diferenciado, com origem e qualidade comprovadas. Para eles, tudo é importante, desde a composição e a validade do produto, até a sua manutenção e exposição na loja. Além disso, eles querem ser atendidos com excelência, mas sem perderem a autonomia de escolha. Para convencê-los, os funcionários devem conhecer cada produto com aprofundamento, principalmente seus benefícios para a saúde.

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Fonte: Pequenos Negócios Lucrativos

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 19-08-2020 Gastronomia

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