Guia rápido para montar criação de carneiro

O baixo investimento na criação e a versatilidade do carneiro tornam esse ovino um animal bastante lucrativo

Guia rápido para montar criação de carneiro

“A carne de carneiro é uma das mais apreciadas por consumidores, que buscam produtos diferenciados e de qualidade. Sendo assim, montar criação de carneiro pode se tornar um negócio rentável e frutífero. Mesmo porque criar carneiro requer baixo investimento, com rápido retorno, pois o valor comercial da carne de ovinos é alto”, declara Luis Fonseca Matos, Mestre em produção animal e professor do Curso CPT a Distância e Online Instalações para Ovinos.

O bom valor agregado da carne de carneiro vem do fato de ser considerada uma carne especial, além de ser tenra, saborosa e saudável. Mas não para por aí, a fêmea do carneiro (ovelha) produz leite rico em fibras alimentares, com bom preço de mercado. Sem falar que existem raças de carneiro criadas para produção de lã, com excelente precificação. Como se pode notar, a versatilidade do carneiro o torna um animal bastante lucrativo.

Como deve ser a estrutura?


A estrutura para criar carneiros deve ser implantada em áreas rurais, como fazendas, sítios e chácaras. A recomendação vem do tamanho da área (40 m² no mínimo) da qual o carneiro necessita. Além disso, é importante que o local esteja distante do fluxo de pessoas e veículos, pois esse ovino não suporta barulho. Ambientes muito movimentados estressam o animal e impactam em seu comportamento, o que compromete sua produtividade.

Além de uma extensa área para alojar o plantel, o local deve contar com uma área gramada para que o animal possa pastar. Há criadores de carneiros, que implantam o criatório onde existem árvores para lembrar o campo. Entretanto, o ovinocultor também deve construir uma área coberta (sem portas para que os animais circulem) para proteger os animais das intempéries e mudanças climáticas.

Quais as melhores raças?


A escolha da raça depende da finalidade da criação. Algumas raças de carneiro são ideais para comercialização de matrizes. Outras são perfeitas para produzir lã, couro, carne ou leite. Para acertar na escolha, o ovinocultor deve realizar uma pesquisa criteriosa. Outro fator fundamental concerne à adaptação ao clima da região. Embora os carneiros se adaptem bem a diversos climas, os que produzem lã preferem locais com temperaturas baixas e grandes altitudes.

Os carneiros que produzem pouca lã e carne de qualidade se adaptam muito bem a climas mais quentes, como é o caso da raça Dorper. Já os carneiros de raças puras, como o Romney march, apresentam dupla aptidão, ou seja, produzem carne e lã de alto padrão. Por fim, a melhor raça de carneiro para produzir carne e couro é a karakul.

Quais os alimentos recomendados?


A base da alimentação dos carneiros são as forrageiras, pois se trata de um animal de pastejo. Mas isso não os impede de comer ração balanceada, que garante aos animais os nutrientes necessários a seu bom desenvolvimento. Com isso, aos quatro meses de vida, os ovinos já alcançam um bom peso. Outra recomendação é disponibilizar água limpa e fresca, à vontade, fornecida em fontes naturais ou artificiais.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Criação de Ovinos.

Leia o artigo "Caprinocultura: negócio vantajoso e promissor."

Fonte: novonegocio.com.br

Andréa Oliveira 31-07-2019 Seu Negócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.