Tipos de higienização na indústria de alimentos

A indústria de alimentos tem implementado novos programas de higienização, que permitem produzir alimentos seguros

Tipos de higienização na indústria de alimentos

“Atualmente, a indústria de alimentos tem reconhecido suas limitações nos processos convencionais de controle de qualidade. Por isso, passaram a implementar novos programas de higienização, que permitem produzir alimentos seguros e com baixos custos”, destaca Cláudia Lúcia de Oliveira Pinto, Doutora em microbiologia e professora do Curso CPT a Distância e Online Higienização na Indústria de Alimentos.

Em síntese, a higienização na indústria alimentar engloba práticas, que tornam a área de processamento de alimentos livre de sujidades e agentes contaminantes. Tudo começa com a remoção dos restos de alimentos e microrganismos das superfícies, das máquinas, dos equipamentos e dos utensílios utilizados. O principal objetivo é impedir quaisquer riscos quanto à segurança dos produtos.

Um bom programa de higienização considera fatores, de suma relevância, para a qualidade e segurança dos produtos processados na indústria alimentícia. Os principais são as características das diversas sujidades e os métodos de remoção específicos para maior eficiência ao processo.

Os métodos de higienização mais comuns são:

Higienização manual, por imersão e por circulação


Quando a higienização mecânica é inviável para a remoção dos microrganismos, é adotada a higienização manual, pois exige raspagem na área com resíduos de alimentos. Já a higienização por imersão é indicada para a lavagem de peças de equipamentos, que podem ser desmontados. Quanto à higienização por circulação, no processo, são utilizados detergentes e soluções sanificantes para a limpeza.

Higienização com máquinas lava jato/tipo túnel

A higienização com máquinas lava jato/tipo túnel é bastante utilizada na lavagem de bandejas em restaurantes industriais, ou ainda em latões para transporte de leite em laticínios. Como os responsáveis pela limpeza não entram em contato com os agentes químicos, os produtos detergentes utilizados apresentam alta alcalinidade cáustica, semelhante às formulações com hidróxido de sódio.

Higienização por nebulização e por spray


A higienização por nebulização é apropriada para a eliminação de agentes contaminantes. Para isso, são utilizados equipamentos, que formam uma névoa de solução sanificante, constituída de amônia quaternária, que extermina os microrganismos. Já a higienização com equipamentos spray asperge água para pré-lavagem e enxágue, além de soluções detergentes e sanificantes. Os agentes químicos utilizados não podem ser agressivos aos responsáveis pela limpeza.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Pequenas Indústrias.

Leia o artigo "Fábrica de alimentos congelados: ótima oportunidade de negócio."

Fonte: cpt.com.br

Andréa Oliveira 17-08-2019 Gastronomia

Faça já o Download Grátis

Download brinde Sete Dicas para Acabar com Desperdício de Alimentos em Restaurantes

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.