Caprinocultura: negócio vantajoso e promissor

A caprinocultura tornou-se um negócio vantajoso e promissor, com perspectivas de aumento da demanda por leite e carne nos próximos anos

A caprinocultura tornou-se um negócio vantajoso e promissor, com perspectivas de aumento da demanda por leite e carne nos próximos anos

Caprinocultura: negócio vantajoso e promissor A caprinocultura é uma excelente alternativa para qualquer propriedade rural.

No Brasil, a caprinocultura tornou-se um negócio vantajoso e promissor. O fato é que a a criação de cabras conquista cada vez mais quem pretende investir na criação de caprinos para comercialização de leite e carne. A demanda do mercado é grande, se comparada há alguns anos, e engloba tanto o mercado interno como o mercado externo. Portanto, é um bom investimento.

A caprinocultura é uma excelente alternativa de negócio

Segundo a professora Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, do Curso CPT Criação de Cabras Leiteiras - Cria, Recria e Produção de Leite, e a professora Cristiane Leal dos Santos, do Curso CPT Criação de Caprinos de Corte, criar cabras para a produção de leite e de carne é uma excelente alternativa para qualquer propriedade rural, especialmente as que estão próximas a centros consumidores.

O leite para consumo in natura tem um mercado crescente, assim como os seus derivados (queijos finos e iogurtes). Já a carne de caprinos possui grande demanda por ser saudável, com baixo teor de gordura, com sabor diferenciado e de baixo custo.

Vantagens de montar uma caprinocultura

1. Os caprinos possuem pequeno porte e, portanto, podem ser criados em pouco espaço.

2. Se compararmos 1 (uma) vaca com 8 (oito) caprinos, a proporção de alimento é a mesma. Ou seja, os caprinos consomem bem menos alimentos que as vacas.

3. As fêmeas (cabras) possuem maior capacidade produtiva de leite quando comparadas às vacas (em proporção ao peso).

4. Os caprinos são de fácil manejo, o que torna a caprinocultura uma ótima opção de negócio para a agricultura familiar (pequenos produtores).

5. Os caprinos não são exigentes quanto à qualidade do pasto e, portanto, podem encontrar alimento nos piores pastos.

6. Como são animais dóceis, rústicos e com alta adaptabilidade, os caprinos se encaixam bem em vários sistemas de criação e tipos de manejo.

7. As cabras reproduzem mais (se comparadas às vacas), pois seu ciclo reprodutivo é mais curto, o que resulta em mais crias por parto.

8. Para o caprinocultor, a criação de cabras gera retorno econômico e financeiro mais rápido e bem mais eficiente.

Como alcançar o sucesso na caprinocultura

Embora o sistema produtivo da caprinocultura brasileira esteja em fase de organização e desenvolvimento, há vários caprinocultores que já alcançaram excelentes resultados, pois empregaram as tecnologias corretas em suas propriedades.

Além disso, eles avaliaram alguns fatores essenciais para montar uma caprinocultura de sucesso, como proximidade dos centros consumidores, divulgação dos produtos nas redes sociais, acesso para a distribuição dos produtos, demanda do mercado na região, oferta de produtos com alto padrão de qualidade, entre outros.

Fontes: Portal Agropecuário e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 27-08-2015 Agronegócio

Deixe um Comentário

Comentários

Manoel Simões

21-01-2019

Quero saber mais sobre essa prática. Como posso iniciar uma criação de caprinos. Quantos animais são necessários ou convenientes para iniciar uma criação. Qual a técnica correta de manejo desses animais?

Resposta do Como Montar

21-01-2019

Olá Manoel,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto