Um dos aplicativos mais famosos do país e do mundo, o WhatsApp foi desenvolvido inicialmente para mensagens instantâneas. Hoje, o app apresenta funcionalidades incríveis, além de realizar chamadas e enviar vídeos, áudios, imagens e documentos, ele cria grupos e lista de transmissão. Tudo em uma só plataforma! Com todas essas vantagens, muitos empreendedores têm explorado essa poderosa ferramenta para aumentar as vendas e prospectar clientes.
Para divulgar produtos e serviços
Se o objetivo é divulgar produtos e serviços, o WhatsApp é um dos melhores canais, assim com as mídias sociais, como o Instagram e Facebook. Com o aplicativo, o empreendedor pode enviar a clientes específicos lançamentos de produtos e promoções, assim como links de sorteios de brindes. Donos de restaurantes, por exemplo, podem enviar cardápios digitalizados, imagens de belos pratos e vídeos institucionais a seus clientes.
Uma das funcionalidades mais úteis do app é a criação de uma lista de transmissão pelo próprio usuário. Por meio dela, é possível enviar mensagens a um grande número de contatos (até 256 clientes) de uma única vez. Isso facilita a vida do empreendedor, que pode se comunicar com centenas de clientes de forma prática, simples e sem gastar nada.
Para melhorar a comunicação com seus clientes
Além do WhatsApp tradicional, foi desenvolvido o WhatsApp Business. Trata-se de uma versão gratuita própria para pequenos e microempreendedores. Basta criar o perfil da empresa para começar a interagir com os clientes por meio de respostas automáticas. Sem falar das ferramentas de métricas, que avaliam o desempenho dessa interação mediante o número de mensagens lidas pelos clientes.
Segundo os próprios desenvolvedores da plataforma digital, mais de 80% de pequenos e microempreendedores brasileiros e indianos afirmam que o aplicativo melhora significativamente a comunicação com os clientes e impulsiona os negócios.
Para melhorar o relacionamento com os clientes
Ao realizar uma comunicação efetiva com os clientes, o empreendedor consegue uma outra importante vantagem: melhora o relacionamento com os clientes. Por meio da ferramenta, é possível construir um forte vínculo com os clientes. Com o aplicativo, o empreendedor recebe feedbacks, tem acesso a sugestões, esclarece dúvidas, oferece informações, ou mesmo finaliza vendas. Tudo de forma remota e em tempo real.
Para fazer uma lista de transmissão
Para fazer uma nova lista de transmissão, basta clicar nos 3 pontinhos ao lado direito na parte de cima da tela do aplicativo. Ao abrir o menu, escolha “Nova transmissão” e marque as pessoas que deseja adicionar à lista. Em seguida, clique no marcador verde localizado abaixo para abrir a tela de bate-papo. Instantaneamente centenas de clientes receberão suas mensagens. Tudo de forma rápida, simples e prática.
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Fonte: Aliança Empreendedora
Por Andréa Oliveira
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