Descubra como calcular o valor real da sua empresa

Descubra como calcular o valor real da sua empresa. Para fazer o cálculo, é preciso projetar o fluxo de caixa para os próximos períodos

Descubra como calcular o valor real da sua empresa No cálculo, é preciso projetar o fluxo de caixa para os próximos períodos

Atualmente, existem vários métodos para descobrir o valor real das empresas. Dentre os mais utilizados (abordagem de Múltiplos e abordagem do Lucro Econômico), a abordagem do Fluxo de Caixa Descontado ganha maior destaque (não que os demais não sejam importantes). Segundo esse método, o valor vem dos resultados futuros, gerados ao longo do tempo, em virtude dos investimentos nos ativos operacionais.

Fluxos de caixa futuros e taxa de desconto

Logo, os fluxos de caixa futuros terão de ser amortizados, por meio de uma taxa de desconto correspondente ao custo de oportunidade dos investidores, para se chegar ao valor da empresa. É importante ressaltar que essa taxa corresponde à média aritmética ponderada, concernente aos custos dos capitais exigidos por terceiros e por recursos próprios. Entretanto, é impreterível que o tempo projetado para a análise tenha como embasamento os objetivos estratégicos da corporação.

Para fazer o cálculo do valor real da empresa, é preciso:

->Fazer a projeção do fluxo de caixa da empresa para os próximos períodos;->Estabelecer a taxa de desconto, com base no risco da empresa, conforme outras oportunidades de investimento;->Transferir os resultados para o valor presente para fazer a soma.

Vantagens de se conhecer o valor da empresa:

->Ao chegar ao valor real da empresa, o empresário pode identificar quais aspectos a valorizam e quais as desvalorizam;->Ao saber o valor do capital a ser investido, o empresário ganha maior segurança para negociar a participação societária do investidor;->Ao compreender o valor real da empresa, o empresário encontra facilidade para criar estratégias futuras em prol do crescimento da empresa.

Fontes: revistapegn.globo.com; endeavor.org.br

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Gestão Empresarial:

Administração Financeira na Pequena Empresa

Matemática Financeira

Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding

//

Andréa Oliveira 07-03-2018 Gestão Empresarial

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.