Abandono do carrinho de compras na loja virtual: saiba como evitar

Como evitar os altos índices de abandono de carrinhos e converter o acesso em vendas?

Abandono do carrinho de compras na loja virtual: saiba como evitar

Quantas vezes decidimos pela compra de um produto na internet, mas desistimos? O abandono do carrinho de compras nas lojas virtuais é mais comum do que se imagina. Dados da Forrester Research indicam que cerca de 50% dos lojistas virtuais apresentam taxas acima de 50% de carrinhos abandonados. No Brasil, um estudo desenvolvido pela Ve Interactive aponta que os pedidos não finalizados chegam a 83%.

Como fazer com que os clientes finalizem a compra nas lojas virtuais? Como evitar os altos índices de abandono de carrinhos e converter o acesso em vendas?

Trabalhe o remarketing


Lojas virtuais sem um bom remarketing certamente perdem dinheiro. Embora muitos clientes adicionem produtos ao carrinho de compras, eles fazem isso sem estarem seguros. Nesse contexto, o remarketing merece destaque. Quando bem trabalhado, a empresa aumenta sua visibilidade no mundo virtual. Assim, no momento da compra, os clientes decidem mais facilmente, pois acreditam na credibilidade da empresa.

Facilite o cadastro dos clientes


Os clientes preferem comodidade, segurança e praticidade nas compras pela internet. Quando têm interesse por produtos de uma determinada loja virtual, passam imediatamente para a fase de cadastro. Entretanto, se houver alguma dificuldade nessa etapa, eles desistem e buscam novas lojas. Portanto, para não afastar os clientes, é indispensável facilitar a compra e agilizar o processo de finalização dos pedidos.

Melhore a navegação do site


Para garantir uma experiência única ao consumidor, a loja virtual deve melhorar a navegação e a acessibilidade. Para isso, é importante contratar os serviços de um bom desenvolvedor de sites. Independentemente do tipo de plataforma, o acesso dos usuários deve ser intuitivo e dinâmico. A segurança também é fator-chave para uma navegação tranquila. Os menus devem permitir a fácil visualização dos itens do carrinho com todos os detalhes dos produtos.

Ofereça o melhor atendimento


Muitos desistem da compra por terem dúvidas em relação aos produtos ou dificuldades no processo da compra. Nesse momento, entra a equipe de atendimento, composta por profissionais comunicativos, ágeis e eficientes. Daí a importância do chat online, ou mesmo do WhatsApp. Por meio dessas ferramentas, os clientes podem sanar suas dúvidas quanto a valores de frete, informações sobre produtos, formas de pagamento e prazos de entrega.

Reduza o valor dos fretes


Fretes muito caros fazem com que os clientes abandonem os carrinhos de compra no e-commerce. Não adianta o produto ter um preço imperdível, se o frete for alto demais. Sendo assim, a recomendação é oferecer taxas mais acessíveis. Se os valores dos correios forem exorbitantes, uma boa opção são as transportadoras. Outra dica é oferecer frete grátis para compras acima de determinado valor.

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Fonte: ecommercenews.com.br

Andréa Oliveira 20-12-2018 Gestão Empresarial

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