Você sabe quanto cobrar por seus doces de festa para lucrar?

Para uma precificação adequada, o empreendedor deve identificar os custos diretos e indiretos da produção de doces de festa

Você sabe quanto cobrar por seus doces de festa para lucrar?

“Os doces de festa são produtos de confeitaria, de perfil único, que normalmente recebem um toque diferenciado, como recheios e formatos personalizados. Tudo isso é feito para torná-los ainda mais atrativos e, assim, possibilitar que atendam a um leque de preferências distintas dos mais variados perfis de clientes, afirma Denise Andrade Khoury, professora do Curso CPT Produção de Doces Finos para Festas.

Entretanto, para lucrar, é importante fazer uma correta precificação dos docinhos de festa. Para isso, o empreendedor deve identificar os custos diretos e indiretos da produção. Vejamos abaixo com mais detalhes:

Ingredientes


Os ingredientes a serem utilizados na produção de doces de festa têm relação direta com os custos de produção. Primeiramente, deve-se fazer uma lista com o peso e preço médio dos ingredientes. Em seguida, deve-se separar a quantidade de ingredientes a ser utilizada. Depois, deve-se dividir o total de cada preço pelo preço equivalente à quantidade utilizada. O próximo passo é somar todos os valores. Por fim, deve-se multiplicar até o total de 100 docinhos.

Embalagem


São várias as opções de embalagens para doces de festa. As forminhas individuais, por exemplo, podem ser de plástico, papel ou kraft. Já as caixas para embalar maiores quantidades de doce podem ser de plástico, papelão ou kraft. De acordo com o material, as embalagens ficam mais caras ou mais baratas. Depende quanto o empreendedor está disposto a investir.

Frete


Se os docinhos de festa forem vendidos no sistema delivery, deve-se cobrar pelo cento com a taxa do frete inclusa. Outra opção é cobrar o frete por fora como ocorre nos aplicativos de entrega. A vantagem desse último é que o cálculo é feito com base na quilometragem, sem impactar nos valores dos produtos.

Tamanho


O tamanho do doce de festa corresponde ao peso dele e deve ser considerado na precificação. Se dobrarmos o peso do beijinho de 12 gramas para 24 gramas, o número de docinhos cairá pela metade (40 para 20 unidades). Nesse caso, para chegar a 100 docinhos, são necessárias mais cinco receitas, o que aumentaria os custos de produção e diminuiria os lucros do negócio.

Tipo


Oferecer aos clientes uma maior variedade de docinhos de festa é um diferencial competitivo imbatível. Entretanto, se o empreendedor investir em ingredientes mais refinados, os preços devem ser mais caros. Tudo depende do tipo de doce, se é gourmetizado ou não.

Custos variáveis


Gastos com água, luz, gás e mão de obra são considerados custos variáveis e devem ser calculados com base no valor de produção. No início, o mais recomendado é adicionar 30% do valor total de produção para cobrir os custos variáveis. Já para precificar, basta comparar doces iguais em peso e tipo para chegar ao preço ideal. Há casos em que a margem de lucro alcança mais de 900%!

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Fonte: montarumnegocio.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 24-06-2021 Gastronomia

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