Quer aprender a fazer pesquisa de mercado? Veja como

A pesquisa de mercado é amplamente utilizada pela equipe de marketing para nortear o empreendedor em relação ao melhor caminho para os negócios

Quer aprender a fazer pesquisa de mercado? Veja como

A pesquisa de mercado é amplamente utilizada pela equipe de marketing para nortear o empreendedor em relação ao melhor caminho para os negócios. Ela carrega consigo uma gama enorme de possibilidades, desde a identificação de intenções de compra até a análise dos concorrentes. Entretanto, para alcançar os melhores resultados, essa poderosa ferramenta deve ser bem explorada. A seguir veremos como fazer uma boa pesquisa de mercado.

Selecione o público-alvo


Primeiramente, deve-se selecionar o público-alvo a ser analisado. É essencial segmentar as pessoas que responderão ao questionário para facilitar o processo. Para isso, deve-se pensar muito, antes de escolher esse público específico, que tanto podem ser os clientes atuais como os novos clientes, ou ainda os fornecedores.

Combine métodos de pesquisa


São inúmeros os métodos de pesquisa a serem utilizados para uma melhor análise do público-alvo. Para isso, podem ser combinados dados coletados por sua equipe (primários) com dados coletados de outras fontes (secundários). Dessa forma, torna-se mais fácil proceder às pesquisas quantitativas e/ou qualitativas.

Nas primeiras, são coletados dados e estatísticas por meio de questionários com perguntas de múltipla escolha padronizadas. Já as segundas são realizadas por meio de formulários com perguntas abertas, testes de degustação, entre outros.

Defina a amostra da pesquisa


Com a amostra da pesquisa, é possível saber o tamanho do público a ser pesquisado. Sua definição vem da quantidade de pessoas atingidas pelos recursos disponíveis pela equipe. Se considerarmos a pesquisa quantitativa, deve-se calcular uma porcentagem mínima do público-alvo para que os resultados sejam os mais precisos possíveis, o que diminui significativamente a margem de erros.

Elabore questionários e formulários


O passo seguinte é a elaboração dos questionários e formulários a serem aplicados nos entrevistados. Para isso, o empreendedor e/ou gestor deve contar com profissionais especializados em marketing que formularão as perguntas. Há também a possibilidade de acessar, na internet, excelentes ferramentas de formulários, como o Google Forms.

Aplique a pesquisa de mercado


Com os questionários ou formulários em mãos, a equipe pode sair a campo, usar as redes sociais, enviar o material por e-mail ou telefonar para fazer as entrevistas. Na verdade, são inúmeras as possibilidades para pôr em prática a pesquisa de mercado.

Organize os dados em gráficos


O próximo passo é organizar os dados em gráficos ou tabelas. Para isso, podem ser utilizados softwares, em especial se a pesquisa for quantitativa. Com todas as informações em mãos, o empreendedor e/ou gestor deve convocar todos os responsáveis pela pesquisa de mercado para a análise dos resultados.

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Fonte: blog.contaazul.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 01-07-2021 Como Fazer

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