Super dicas para quem pretende ser dono de microcervejaria

Montar uma microcervejaria requer alguns cuidados essenciais para que o empreendedor alcance o sucesso

Super dicas para quem pretende ser dono de microcervejaria

Montar uma microcervejaria requer alguns cuidados essenciais para que o empreendedor alcance o sucesso. Há vários cursos a distância, que nos ajudam a entender o mundo das cervejas artesanais. Portanto, se você for leigo no assunto ou quiser se especializar em cervejas produzidas artesanalmente, vale a pena fazê-los”, afirma Adonay Anthony Evans, professor do Curso CPT Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal.

Os sabores e aromas diferenciados das cervejas artesanais atraem clientes dos mais diversos perfis. Nesse contexto, investir em microcervejaria é um negócio de futuro, que promete bons frutos ao empreendedor. Entretanto, é fundamental se preparar para atender a esse mercado específico, constituído de pessoas exigentes e conhecedoras de cervejas artesanais. Inclusive, o Brasil é um dos maiores consumidores de cerveja em nível mundial.

Segundo o Sicobe - Sistema de Controle de Produção de Bebidas da Receita Federal, a produção nacional de cerveja também tem aumentado significativamente nos últimos anos. As estimativas indicam grande potencial de crescimento para os próximos anos, pois o mercado de cervejas artesanais ainda tem muito a se desenvolver no país. Atualmente, as microempresas correspondem a mais de 90% dos mais de 700 fabricantes de cervejas.

Confira as super dicas para uma microcervejaria de sucesso:


->Quem pretende inovar no ramo das cervejas artesanais investe na qualidade dos ingredientes utilizados no processo de fabricação. Antes, os fabricantes de cervejas artesanais gastavam mais com matéria-prima importada, mas agora eles preferem adquirir matéria-prima produzida no Brasil, tendo em vista os avanços nas técnicas de produção e novas tecnologias, que aumentam a força competitiva das cervejas produzidas no país.

->Outro fator que garante a qualidade das cervejas artesanais produzidas nas microcervejaria brasileiras são os cuidados no armazenamento e na distribuição das cervejas, principalmente em regiões distantes de onde foram fabricadas. Como são produzidas de forma artesanal, elas tendem a deteriorar mais rapidamente, o que torna os cuidados com o armazenamento e transporte bem mais rigorosos.

->A etapa de pasteurização, comum em cervejas fabricadas de forma industrial, normalmente não ocorre nas microcervejarias artesanais, já que não é um processo obrigatório. Entretanto, algumas cervejarias artesanais que produzem em escala maior devem investir em equipamentos de refrigeração da bebida, inclusive, no transporte.

->Embora as garrafas de vidro escuras são as preferidas dos produtores de cervejas artesanais, existem aqueles que investem em latas para o envase da bebida. Além de permitirem uma reciclagem mais eficiente, as latas bloqueiam a entrada de luz.

As cervejas artesanais são bebidas diferenciadas quando comparadas às cervejas industriais. Em especial, porque utilizam como matéria-prima uma gama enorme de ingredientes, que agregam aromas e sabores específicos e peculiares às cervejas. Não é mera coincidência que encontramos cervejas cítricas, cervejas frutadas, cervejas defumadas, ou mesmo cervejas com notas de cacau e café.

Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Empresas:

Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal

Como Montar e Operar uma Cafeteria

Como Montar e Administrar uma Pizzaria

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 20-11-2020 Gastronomia

Faça já o Download Grátis

Download brinde Plano de Negócios Nanocervejaria

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.