O e-commerce passa por uma de suas melhores fases com crescimento surpreendente. As projeções indicam um aumento ainda maior para o ano que vem. Entretanto, nem todos os negócios on-line tendem ao sucesso. Alguns fracassam devido a erros imperdoáveis, como comunicação ineficiente, problemas no cadastro, produtos em falta, logística limitada e falhas na entrega. Portanto, se você possui uma loja virtual, deve evitar esses erros para conquistar clientes e tornar o seu negócio um diferencial no mercado.
Comunicação ineficiente
Torna-se essencial ao e-commerce desenvolver uma comunicação eficiente com os seus parceiros lojistas. Tudo deve estar alinhado para que os pedidos sejam enviados o mais rápido possível aos clientes. Essa comunicação deve ser a mais clara e transparente possível, inclusive, com os clientes. Nesse sentido, os prazos de entrega devem ser devidamente informados aos clientes para que eles não se sintam enganados. O mesmo vale para os produtos em estoque.
Problemas no cadastro
De nada adianta um site com um belo design, o que é atrativo aos clientes e significa grandes chances de compra. Entretanto, a plataforma deve ser funcional, com uma navegação fluida e dinâmica, para tornar a transação comercial ainda mais rápida e eficiente. Isso começa com o cadastro dos clientes, que deve ser facilitado, sem apresentar falhas nem erros, que afastam os clientes e impactam nas vendas.
Produtos em falta
Como dito anteriormente, deve-se ter total clareza quanto aos produtos em estoque. Se estiverem em falta, isso deve ser informado no site para que os clientes não comprem algo que não receberão. Sendo assim, é importante uma boa gestão de estoque para que nunca faltem os produtos expostos no site. Afinal, os clientes sentem-se frustrados quando tentam comprar algo que realmente desejam e, ao invés disso, têm uma péssima experiência.
Logística limitada
Quando o cliente escolhe o produto anunciado na plataforma, ele tem de seguir alguns passos até finalizar a compra. No processo, ele insere todos os seus dados cadastrais, em especial o endereço de entrega. Quando a logística do e-commerce é limitada, sem abranger a maioria das regiões do país, o cliente se sente insatisfeito, pois no momento de informar o CEP, descobre que a empresa não faz entregas para aquela região. Nesse caso, é importante informar os clientes que a empresa atende somente a determinadas localizações.
Falhas na entrega
Outro erro que deve ser evitado pelas empresas que trabalham com e-commerce são as falhas nas entregas. Há casos em que as encomendas são extraviadas e demoram o dobro ou o triplo do tempo até chegarem aos clientes. Em outras situações, as encomendas chegam danificadas. Daí a necessidade de fechar parcerias com as melhores transportadoras ou mesmo com os Correios para evitar que problemas dessa natureza aconteçam.
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Fonte: Abertura Simples
Por Andréa Oliveira
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