Uma marca engloba as características e o nome do produto ou serviço; o preço, a promoção e a embalagem, a reputação e a história da empresa; além das experiências dos consumidores em relação à marca. Para uma marca alcançar sucesso, o caminho a percorrer é longo e pleno de desafios. Entretanto, com estratégias bem estruturadas, a empresa consegue fortalecer a marca e torná-la reconhecida no mercado.
Criação da marca
Antes da criação de uma marca, a empresa deve realizar uma pesquisa de mercado minuciosa. Por meio dela, é possível conhecer o público-alvo, ou seja, quem consumirá o produto e qual o seu comportamento enquanto consumidor. Também devem ser pesquisados quais os produtos ou serviços a serem oferecidos pela empresa e qual o seu diferencial quando comparados aos oferecidos pelos concorrentes.
Além disso, é importante considerar a missão da empresa, ou seja, o propósito de a empresa existir e quais os seus principais valores. Por fim, a empresa deve trabalhar uma imagem positiva perante o público-alvo (como ela será passada aos consumidores). Com todos esses fatores considerados, agora, é o momento de construir a marca da empresa.
Como escolher o nome?
Com uma técnica conhecida como brainstorming, peça a participação de amigos, parentes e potenciais clientes para dar sugestões sobre o nome da marca. Em seguida, selecione os melhores e veja o impacto que eles causam nas pessoas, que participaram da tempestade de ideias. Este é o caminho mais fácil para se chegar a um nome atrativo, mas cuidado para que o mesmo nome não seja usado por outra empresa. Para isso, faça uma pesquisa no Google.
Como criar a identidade visual?
Após a definição do nome, o próximo passo é a criação da identidade visual, ou seja, a representação visual da sua empresa no mercado. Esta é constituída por um logotipo relacionado ao nome da empresa. Uma forma mais profissional de criar a identidade visual é com a criação de um manual composto pelo logotipo, bem como pelas fontes e cores padrão dos banners, entre outros.
A criação do logotipo também pode ser feita pelo próprio empreendedor em sites criados com esse fim. Por meio deles, é possível a criação de um design com mais facilidade. Um bom exemplo é o site Canva, pois nele há opções oferecidas gratuitamente. Basta se cadastrar e escolher a opção “logotipo”. Depois, é preciso escolher o modelo de logotipo e fazer as modificações necessárias, como na cor.
Contratar um designer para criar o logotipo é outra alternativa interessante. Pesquise quais cobram preços mais acessíveis, sem perder a qualidade profissional. A busca pode ser feita em sites, como WeDoLogos, que contam com os melhores designers para construir a marca da sua empresa. Além de serem profissionais qualificados, os preços cobrados são bem mais em conta quando comparados aos de outros locais.
Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:
Merchandising Visual para o Seu Negócio
Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora
Fonte: Aliança Empreendedora
Por Andréa Oliveira
Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail: