Minitutorial para montar um canil de sucesso

Para alcançar sucesso, o empreendedor deve se profissionalizar para o bom gerenciamento do canil

Minitutorial para montar um canil de sucesso

José Antônio Viana, Mestre em Medicina Veterinária, Doutor em Fisiopatologia Médica e professor do Curso CPT Como Montar um Canil, afirma que a paixão por cães pode, muitas vezes, transformar-se em uma alternativa de negócio promissor e lucrativo, como é o caso do canil. Entretanto, para alcançar sucesso, o empreendedor deve se profissionalizar para o bom gerenciamento do canil, além dos cuidados adequados com os cães e as instalações.

Centro de controle de zoonoses


Primeiramente, você deve se dirigir ao centro de controle de zoonoses da sua região para saber quais exigências para montar a estrutura do canil. Esse órgão também é responsável pela fiscalização do canil após a abertura da pequena empresa. Por isso, é preciso manter tudo em ordem, principalmente quanto à higiene do local, à manutenção da saúde e do bem-estar dos cães, ao alojamento adequado dos animais, à alimentação, entre outros aspectos de suma importância.

Localização


O canil deve se manter afastado de áreas residenciais, pois os cães latem muito. Por isso, as melhores localizações são sítios e chácaras por não estarem próximos das cidades. Embora distante do meio urbano, o local deve ter água e luz disponíveis, bem como internet de qualidade. Sem falar que o local deve ser seguro e, por isso, deve ser cercado e apresentar uma única entrada, além de câmeras de segurança.

Estrutura


Em relação à estrutura, ela deve ser segmentada em: SETOR DE ALOJAMENTO dos animais, constituído de boxes com área coberta e área aberta (para que os animais possam se exercitar); área de banho e tosa; área de maternidade e consultório veterinário; e SETOR DE SERVIÇOS, composto por área comercial e administrativa; recepção para atender os clientes; copa e vestiário para funcionários; além de depósito para ração.

Equipe


Se você não for veterinário, é indispensável contratar esse profissional, pois ele será o responsável por acompanhar as cadelas gestantes, bem como proceder a tratamentos, cirurgias, ministração de medicamentos, entre outros cuidados essenciais com os cães. Outro profissional a ser contratado é o adestrador, que deve ter experiência e apresentar capacitação profissional de qualidade. Todos os colaboradores do canil devem amar e respeitar os animais.

Qual raça de cão escolher?


São várias as raças de cães, que exigem cuidados específicos. Enquanto uns são mais dóceis, outros são mais agressivos; alguns exigem maiores cuidados com os pelos longos; já os de pelo curto são mais fáceis de cuidar. Nesse sentido, torna-se fundamental buscar conhecimento quanto às raças caninas para identificar aquelas que mais lhe agradam. Todos esses fatores determinam a montagem da estrutura e a contratação de pessoal.

Conheça os Cursos CPT da Área Pet:

Como Montar um Canil

Adestramento de Cães

Hotel para Cães e Gatos

Fonte: Montar um Negócio

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 12-03-2021 Seu Negócio

Faça já o Download Grátis

Download brinde Pet - saiba tudo sobre raças e cuidados

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.