Plano de negócios para sua floricultura

Dicas para seu negócio com flores

Plano de negócios para sua floricultura    Artigo CPT

 

Entenda o passo a passo de perguntas que o professor José Geraldo Barbosa, do Curso CPT de Como Montar uma Floricultura, elaborou para você que quer abrir uma floricultura de qualidade e que conseguirá um bom faturamento no final do mês. Respondendo a essas simples questões o seu negócio mudará rumo ao sucesso!


1 - Caracterize o empreendimento (quem sou)

Descreva o histórico da sua empresa, a experiência dos empreendedores no ramo que pretendem atuar ou já atuam, bem como a sua formação técnica e acadêmica, procurando fazer uma relação com o objetivo do negócio/ampliação analisado.


2 - Defina o objetivo do projeto (o que faço, o porquê)

Exponha em que consiste exatamente o seu projeto, as condições e os prazos para o seu desenvolvimento, o que se pode esperar de resultados, e em que premissas as suas conclusões estão baseadas.

Posicione o empreendimento quanto aos mercados atual e futuro, concorrentes e fornecedores. Justifique a escolha do mercado-alvo, explique como atingi-lo, dimensione o desempenho futuro de vendas, os custos inerentes e, por consequência, a lucratividade do empreendimento.


3 - Defina os investimentos necessários (como quero fazer?)

Faça um projeto coerente, que contemple a totalidade dos insumos necessários para concretizar a ideia da empresa, seja em termos de materiais (equipamentos e máquinas), aquisições tecnológicas (processo produtivo), ou a necessidade de recursos humanos.


4 - Dimensione os recursos (quanto preciso para fazer?)

Dimensione a quantidade do capital necessário à implantação do projeto, nunca se esquecendo de deixar claro quais serão as fontes dos recursos financeiros. Além das necessidades de investimento levantadas, não se esqueça de que toda atividade econômica necessita de um capital que suporte as operações do projeto, conhecido como capital de giro.


5 - Defina cronogramas de implantação (quanto tempo espero demorar?)

A definição dos cronogramas físicos de implantação de um projeto (obras civis, mecânicas, elétricas, hidráulicas) orientará quantos desembolsos financeiros serão necessários.


6 - Análise de garantias propostas (como garantir confiança?)

Caso precise de empréstimos, todo agente financiador sente-se mais confortável quando analisa um risco já tendo em mente a qualidade e a liquidez da garantia que receberá. Quanto mais próxima estiver a garantia oferecida do que o financiador está ponderando exigir, mais confortável ele se sentirá em “comprar o risco do seu empreendimento”.


7 - Viabilidade econômico-financeira (o que é?)

Nenhuma instituição financeira concede empréstimos baseada na quantidade e qualidade das garantias oferecidas e, sim, na capacidade da empresa ou no projeto em gerar lucros suficientes para pagá-los conforme contrato.


8 - Competência pessoal para o negócio (aptidão)

É a última etapa de um bom plano de negócio (projeto). Na verdade, esta etapa não deve ser descrita no corpo do plano, mas sim, avaliada profunda e sinceramente pelo empreendedor, objetivando saber se ele está realmente capacitado e motivado para empreender esse novo negócio


Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Empresas.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

 

Eduardo Silva Ribeiro 26-09-2022 Seu Negócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.