Um segmento de mercado é formado por um grupo específico de consumidores que possuem necessidades, comportamentos de compra e características semelhantes.
Dessa forma, segmentação é o processo de dividir o mercado em grupos de potenciais consumidores com necessidades e, ou características similares e que estão propensos a ter um mesmo comportamento de compra.
O objetivo básico da segmentação é o concentrar esforços de marketing em determinados alvos que a empresa considera adequados, já que ela possui capacidade de satisfazer a demanda desses focos de maneira adequada.
Cada segmento deve ser constituído por grupos de consumidores que apresentam o mínimo de diferenças entre si e o máximo de diferenças em relação aos demais segmentos.
Os segmentos-alvo são diferenciados e respondem de maneira também diferenciada aos estímulos a que são expostos.
Para conseguir uma segmentação de mercado é preciso:
- Ter e oferecer produtos que vão ao encontro das necessidades do mercado-alvo (segmento);
- Avaliar a concorrência de mercado, a posição exata da empresa;
- Ter o controle e o conhecimento das estratégias presentes e futuras, incluindo o público-alvo que se quer atingir, o posicionamento da empresa e dos produtos e serviços, além dos preços praticados.
Com a segmentação de mercado, a empresa consegue:
- Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores;
- Maior proximidade do consumidor final;
- Possibilidade de oferecer bens e serviços a preços altamente competitivos;
- Disponibilidade de pontos de venda adequados a seus produtos ou serviços;
- Existência e veículos de publicidade que se dirijam direta e exclusivamente aos segmentos visados.
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Por Daniela Guimarães.