Devo escolher um segmento para minha confecção?

Escolher um segmento (nicho) de mercado deve ser uma das principais preocupações dos empreendedores

Devo escolher um segmento para minha confecção?

Um segmento de mercado é formado por um grupo específico de consumidores que possuem necessidades, comportamentos de compra e características semelhantes.

Dessa forma, segmentação é o processo de dividir o mercado em grupos de potenciais consumidores com necessidades e, ou características similares e que estão propensos a ter um mesmo comportamento de compra.

O objetivo básico da segmentação é o concentrar esforços de marketing em determinados alvos que a empresa considera adequados, já que ela possui capacidade de satisfazer a demanda desses focos de maneira adequada.

Cada segmento deve ser constituído por grupos de consumidores que apresentam o mínimo de diferenças entre si e o máximo de diferenças em relação aos demais segmentos.

Os segmentos-alvo são diferenciados e respondem de maneira também diferenciada aos estímulos a que são expostos.

Para conseguir uma segmentação de mercado é preciso:


- Ter e oferecer produtos que vão ao encontro das necessidades do mercado-alvo (segmento);
- Avaliar a concorrência de mercado, a posição exata da empresa;
- Ter o controle e o conhecimento das estratégias presentes e futuras, incluindo o público-alvo que se quer atingir, o posicionamento da empresa e dos produtos e serviços, além dos preços praticados.

Com a segmentação de mercado, a empresa consegue:


- Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores;
- Maior proximidade do consumidor final;
- Possibilidade de oferecer bens e serviços a preços altamente competitivos;
- Disponibilidade de pontos de venda adequados a seus produtos ou serviços;
- Existência e veículos de publicidade que se dirijam direta e exclusivamente aos segmentos visados.

 


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Por Daniela Guimarães.

 

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 03-07-2023 Seu Negócio

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