Instalações para sua cervejaria

O que preciso pensar na hora de construir minha cervejaria?

 

Instalações para sua cervejaria    Artigo CPT

“Para a instalação de uma microcervejaria, a escolha do espaço físico é fundamental, para que o empreendimento seja viável. Para isso, escolha um local que apresente infraestrutura adequada, associada à possibilidade de seu desenvolvimento”, assim afirma o professor Adonay Evans do Curso CPT de Como Montar uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal.


Um dos fatores fundamentais para a escolha da localização é que ela concorde com as normas da prefeitura quanto ao plano diretor de sua cidade para o exercício dessa atividade. Essas normas são municipais e muito específicas, mas, caso você monte sua infraestrutura em um local que não permita a prática dessa atividade, certamente, não conseguirá o registro. Antes de alugar ou montar qualquer infraestrutura, procure a prefeitura e conheça, com detalhes, o plano diretor e suas normas. Conhecidas as zonas em que se pode montar esse tipo de negócio, uma boa alternativa é procurar um imóvel apropriado para alugar.


O imóvel também deve atender a alguns critérios, principalmente quanto às exigências da vigilância sanitária. Além da área de fabricação, que é composta por três ambientes: cozinha ou sala de brassagem, adega e a área de apoio ou de facilidades, é obrigatória a presença de banheiros. Todos esses locais devem concordar com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária — ANVISA.


Grande parte das cervejarias instala o moinho na sala de brassagem. No entanto, é altamente recomendado que ele seja instalado em uma sala separada, pois o processo de moagem produz muita poeira, a qual pode contaminar a cerveja e sujar os equipamentos.


A sala de moagem pode ser pequena e simples, recomendado somente que seja revestida com material impermeável, para facilitar a limpeza.


Esse ambiente não precisa ser muito amplo, mas deve garantir assepsia durante o processo. Para atingir esse objetivo, essa sala deve possuir paredes e tetos impermeáveis e laváveis. Para a impermeabilização, podem ser utilizados diversos materiais, como azulejo ou alvenaria com pintura impermeável. Contudo, é fundamental que as paredes sejam claras, para facilitar a identificação de sujidades na hora da limpeza e higienização


Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Empresas.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 22-08-2022 Manutenção e Serviços

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.