Somos o quinto maior produtor de vinho do hemisfério sul e nos destacamos como um dos mercados que mais cresce no mundo. Embora nosso país seja um grande importador de vinhos, em especial os chilenos, a nossa produção nacional de vinhos e espumantes aumentou significativamente em 2020. Nesse contexto, montar uma adega é uma oportunidade de negócio promissor e rentável.
Plano de negócios
O plano de negócios ajuda o empreendedor a avaliar a viabilidade da adega no mercado. Nele, devem estar detalhados: o investimento a ser gasto, os serviços a serem oferecidos, as fontes de recurso, a pesquisa do público-alvo, a pesquisa da concorrência, a pesquisa de mercado, o plano de marketing, entre outros. Com isso, o empreendedor traça o melhor caminho para os negócios e reduz os riscos.
Localização
Tanto o aluguel como a compra do ponto comercial devem considerar a localização, pois se trata de um passo determinante para o sucesso da adega. No caso de uma adega de porte pequeno, recomenda-se uma área de 100m², mas que permita a ampliação conforme a empresa for crescendo no mercado. Um local estratégico é aquele que receberá um grande número de consumidores de vinho todos os dias.
Locais próximos de estacionamentos, pontos de ônibus e metrô são os mais indicados, pois facilitam o acesso dos clientes. Bairros movimentados e centros comerciais também são ótimas escolhas para a localização da adega. Além disso, é importante verificar se não há possíveis inundações no local e se a vizinhança é segura. Para isso, basta perguntar aos comerciantes da região.
Colaboradores
O número de colaboradores necessários para trabalharem na adega depende basicamente do porte da empresa. Adegas de médio e grande portes precisam de gerente, auxiliar administrativo, vendedores e sommelier. Algumas adegas funcionam das 10h às 22h, outras estendem o horário para a madrugada. Nesse sentido, é importante procurar informações sobre a contratação dos funcionários que trabalharão até tarde.
Estrutura
Para abrir uma adega, é necessária uma área de 100m² (ou mais), dividida em: área para exposição dos produtos; balcão de atendimento, caixa, banheiros masculino e feminino, escritório e área de estoque. Esta última deve manter a temperatura ideal para a conservação dos vinhos e espumantes. Gôndolas e prateleiras devem expor as bebidas no começo da adega. O local deve ser limpo, claro e arejado, com instalações que sigam as normas de segurança do Corpo de Bombeiros Militar.
Fornecedores
Bons fornecedores determinam o sucesso da adega. Antes de fechar negócio com eles, é essencial realizar uma pesquisa criteriosa. Para isso, basta conferir o tempo em que eles estão no mercado, buscar por boas referências, saber a quantidade mínima de pedidos, saber as principais formas de pagamento e prazos, além de buscar informações sobre a garantia e qualidade dos vinhos e espumantes.
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Fonte: aberturasimples.com.br
Por Andréa Oliveira
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