Cola de carnes? Você sabe o que é?

Técnica utilizada para decorações de prato, a cola de carnes pode ser utilizada como diferencial pelo chef para tornar seu prato atraente

Cola de carnes? Você sabe o que é?

Uma refeição não é saborosa apenas pelo paladar e pela combinação das porções. A forma como os elementos são combinados e organizados no prato faz toda a diferença.

Daí a necessidade de o chef de restaurante ter domínio de técnicas de montagem e decoração de pratos, pois, só assim será possível conseguir pratos lindos que realmente possam despertar e estimular o paladar das pessoas.

O uso de técnicas pouco difundidas, visando à obtenção de produtos distintos do que pode ser encontrado regularmente é sempre uma estratégia interessante, visando a uma montagem e decoração de pratos cada vez mais diferenciados.

Dependendo da técnica, você pode fazer, por exemplo, de um simples pedaço de carne, algo inovador que vai chamar a atenção não somente pelo sabor, mas, também, pelo aspecto e características visuais.

A mistura de carnes diferentes, por exemplo, de aves e bovina, é um exemplo disso que estamos falando.

Precisamos complementar que é uma mistura diferenciada de tal maneira a constituir um único pedaço de carne, uma peça única. Para isso, utiliza-se a transglutaminase, que se refere a um produto industrializado feito à base de enzimas especiais que possuem a característica de aglutinar, de “colar” pedaços de carnes a fim de proporcionar, como resultado, uma única peça formada por carnes diferentes.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Cozinha Profissional
Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 23-01-2023 Gastronomia

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.