Como produzir violetas para vender

As violetas são uma das flores mais admiradas pelas pessoas, pela variedade de tons, desde os mesclados ao violeta

Como produzir violetas para vender

“As violetas são uma das flores mais admiradas pelas pessoas, pela variedade de tons, desde os mesclados ao violeta. Elas enfeitam janelas, varandas, salas de estar, cozinhas, escritórios, pois são facilmente cultivadas em interiores. Com cerca de 15 centímetros de tamanho e raízes curtas, essas lindas flores se desenvolvem bem em vasinhos e jardineiras”, explicam os especialistas do FRUPEX - Programa de Apoio à Produção e Exportação de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Ornamentais do Brasil, e professores do Curso CPT Como Produzir Violetas.

Com boa demanda no mercado, tanto as violetas já cultivadas como as mudas de violeta são vendidas a preços variados. As mudas podem ser vendidas a R$70 (kit com 5 mudas). Já a jardineira com violetas custa em torno de R$90 (ou mais). Dependendo da escala de produção, é possível ganhar dinheiro apenas com a comercialização de violetas.

Condições ambientais


O cultivo de violetas deve ser realizado, em estufas, com controle de temperatura, umidade e luminosidade. Elas preferem temperaturas elevadas à noite e baixas de dia. Nesse prisma, a faixa de temperatura ideal para as violetas deve permanecer entre 14°C e 28°C na ordem. Usar telas para manter o local sombreado é determinante para não queimar as flores e as folhas das violetas. Embora exijam luminosidade, elas não devem ser cultivadas sob a luz direta do sol.

Tipo de propagação


A propagação das violetas é por enraizamento das folhas. Para isso, é preciso cortar as folhas, da terceira carreira, de fora para dentro. O pecíolo na base da folha deve permanecer com um centímetro para acelerar o crescimento da muda. Em seguida, as folhas devem ser inseridas, separadamente, em substrato com casca de arroz e vermiculita. As mudas devem ficar em local com luminosidade e temperatura de 21°C.

Primeiro e segundo transplantes


Aproximadamente 12 semanas após o plantio das folhas da violeta, elas se tornam mudas e podem ser transplantadas. No procedimento, são plantadas três mudinhas mais vigorosas, em copinhos com 6 centímetros de diâmetro por 6 centímetros de altura, ou em bandejas com substrato rico em matéria orgânica. É fundamental acrescentar areia e terra para manter o solo com boa drenagem, pois a violeta não tolera água em excesso.

Após dois meses do primeiro transplante, as violetas estão com folhas maiores e apresentam botões florais. Este é o momento de realizar o segundo e definitivo transplante, em solo rico em nutrientes, para a planta crescer viçosa e com várias flores.

Controle de pragas e doenças fúngicas


Na produção de violetas, como elas são vulneráveis a pragas e doenças fúngicas, é importante inspecioná-las para evitar que elas sejam infestadas ou contaminadas. Para controlar ácaros, podem ser aplicados acaricidas à base de dicofol. No caso de cochonilhas, pulgões e tripes, os inseticidas sistêmicos são os mais indicados. Para evitar fungos, é indispensável controlar a umidade e fazer a pasteurização do substrato antes de plantar as mudas.

Conheça os Cursos CPT da Área Floricultura:

Como Produzir Violetas

Como Produzir Rosas

Como Produzir Crisântemos

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 17-07-2020 Como Fazer

Faça já o Download Grátis

Download brinde Como Iniciar seu Negócio

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.