Dicas incríveis para montar uma indústria têxtil

Montar uma indústria têxtil é uma oportunidade única de vencer como empreendedor

Dicas incríveis para montar uma indústria têxtil

Somos um dos maiores mercados de moda em nível mundial, além de grandes fabricantes de tecidos exportados para todo o mundo. Nesse contexto, montar uma indústria têxtil é uma oportunidade única de vencer como empreendedor. Com conhecimento, determinação e disposição para trabalhar duro, o sucesso é garantido, principalmente se o empreendedor investir em tecnologia e capacitação profissional.

Segmentos


São vários os segmentos do mercado de tecidos e confecção de roupas. Basta escolher um segmento e investir todos os esforços para que os negócios se consolidem o quanto antes. O empreendedor pode trabalhar isoladamente com confecção infantil ou confecção juvenil, ou ainda associar ambas para abranger um mercado maior. Ou ainda trabalhar no ramo de roupas íntimas ou moda praia, ou mesmo fabricar apenas pijamas. Tudo é possível no universo da indústria têxtil, desde confecção de uniformes até roupas sociais.

Localização


Para escolher a melhor localização para a indústria têxtil, primeiramente é preciso considerar o acesso para o escoamento da produção. Os fornecedores de matéria-prima e os caminhões de transporte para levar a mercadoria até os pontos comerciais devem ter fácil acesso ao local. Além disso, a região deve oferecer segurança a todos, desde os funcionários até os visitantes. Serviços indispensáveis também devem ser garantidos, como rede de internet e telefone, energia elétrica, água e esgoto.

Estrutura


A estrutura da fábrica de tecidos deve ser dividida em setores para maior fluidez aos processos. Quando bem organizada, as atividades fabris são otimizadas e concluídas em tempo hábil. Para isso, devem ser setorizadas uma área de produção, uma área de produtos confeccionados, uma área de estoque de materiais, uma área de escoamento de carga, uma área de atendimento a fornecedores e clientes, uma área administrativa, um refeitório e um vestuário para os funcionários, além de banheiros feminino e masculino para os visitantes.

Maquinário


O maquinário necessário depende do porte da fábrica e do segmento escolhido e pode abranger máquina de costura overlock, máquina de costura interloc, máquina de costura reta industrial, máquina de costura pespontadeira, máquina de costura refiladora, máquina de costura ziguezague; máquina de pregar botões, máquina de casear, máquina de fusionar, máquina de travete e galoneira. Além de mesa caseadeira, mesa de corte, mesa de passar roupas, mesa de abrir costura, mesa de apoio para acabamento, mesa de apoio para embalagem e etiquetagem, bem como ferro a vapor e passadeira industrial.

Funcionários


Os funcionários devem apresentar qualificação profissional, pois parte do sucesso da fábrica depende de suas habilidades e competências. A equipe pode ser montada com os seguintes profissionais: desenhista de moda, estilista, costureira, cortadeira, auxiliar de acabamento, passadeira, vendedor interno, vendedor externo, secretária, auxiliar administrativo, assistente de compras, coordenador de pedidos e entregas e gerente de produção. O quadro de funcionários depende do porte da indústria têxtil e da escala de produção.

Conheça os Cursos CPT da Área Confecção de Roupas:

Como Montar e Administrar uma Confecção de Roupas

Confecção de Blusas

Confecção de Vestidos

Fonte: Montar um Negócio - montarumnegocio.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 24-07-2020 Seu Negócio

Faça já o Download Grátis

Download brinde Processo de Produção em uma Confecção de Roupas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.