Tire suas dúvidas sobre implantação de apiário

O apiário deve ser implantado próximo a áreas com flora rica e fontes de água de qualidade

Tire suas dúvidas sobre implantação de apiário

Conforme a espécie vegetal visitada pelas abelhas, o mel pode variar na cor, no aroma, no sabor e na consistência. Uma das formas mais comuns de consumo de mel é in natura para adoçar alimentos. Entretanto, ele pode se tornar ingrediente de diversas receitas, como pão de mel. Além do mel, são comercializados própolis, geleia real, cera e apitoxina, todos direcionados às indústrias de cosméticos e farmacêutica.

E não para por aí! Até mesmo o pólen coletado pelas abelhas serve como matéria-prima para fabricação de suplementos alimentares. Enfim, a versatilidade dos produtos apícolas extrapola a de outros produtos naturais. Não é mera coincidência que muitos investem em apiários por sua alta rentabilidade. E você, animado para criar abelhas com fins comerciais? Tire suas dúvidas sobre implantação de apiário.

Qual a melhor localização?


O ambiente rural é a melhor localização para instalar o apiário. Entretanto, é indispensável que o local esteja distante de usinas de cana, fabricantes de açúcar, cachaça e biocombustível. A recomendação visa à garantia da qualidade do mel. Além disso, as colmeias devem ser fixas em área afastada (30 metros ou mais) de locais com grande fluxo de pessoas, veículos e animais (muitos deles predadores).

“Outra importante orientação refere-se às fontes de água. Estas devem estar próximas do apiário a 300 metros (no máximo)”, afirma Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, especialista em apicultura e professor do Curso CPT Planejamento e Implantação de Apiário. Da mesma forma, o raio de abrangência do apiário deve apresentar variadas espécies vegetais para garantir às abelhas alimento farto e de qualidade.

Quanto investir no apiário?


Além do investimento nas colmeias, o apicultor deve contar com capital suficiente para comprar equipamentos (fumigador, centrífuga e decantador) e capacitar sua equipe de profissionais (novas técnicas de manejo de apiários). De acordo com a região, 100 colmeias correspondem a R$ 25 mil investidos.

O valor engloba gastos com a estrutura do apiário, a segurança, o transporte de produtos finalizados, os materiais para envase do mel e o capital de giro (manutenção dos negócios). Apiários com mais de 100 colmeias podem duplicar os custos. Na verdade, o montante a ser investido depende do porte do apiário.

Quais os principais tipos de colmeia?


No Brasil, são dois os principais tipos de colmeia: top-bar e langstroth. A primeira lembra dois cestos fechados, construídos em madeira e dispostos um sobre o outro. Uma das principais vantagens da colmeia top-bar é o controle mais eficiente da qualidade do mel, pois o modelo permite fácil inspeção. Além disso, podem ser produzidos anualmente 40 quilos de mel. Sem falar que esse tipo de colmeia dura até uma década.

Quanto à colmeia langstroth, ela permite a separação dos favos de mel e também facilita a inspeção para melhor controle de qualidade do mel. Sem falar na alta produtividade, que chega a 60 quilos de mel por ano. Entretanto, o investimento nesse modelo de colmeia é maior quando comparado à top-bar.

Conheça os Cursos CPT da Área Apicultura.

Leia o artigo "Recomendações para montar um apiário de sucesso."

Fonte: novonegocio.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 20-01-2020 Agronegócio

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Abelhas com Ferrão

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.