Construa estufa para hortaliças orgânicas e ganhe dinheiro!

Cultivar hortaliças orgânicas em estufas é uma forma promissora e rentável de empreender

Construa estufa para hortaliças orgânicas e ganhe dinheiro!

Segundo Luiz Geraldo de Carvalho Santos, engenheiro agrônomo de professor do Curso CPT Cultivo Orgânico de Hortaliças em Estufa, cultivar hortaliças orgânicas em estufas é uma forma promissora de empreender no setor de orgânicos. A demanda por hortaliças sem agrotóxicos cresce a cada dia, sem falar que o cultivo em estufas possibilita a oferta de produtos diferenciados, ao longo do ano, o que aumenta a rentabilidade do horticultor.

No mercado, as melhores estufas para a horticultura orgânica são a modelo arco, a modelo capela e a modelo geminada. A primeira é constituída de arcos, com variações na altura e no diâmetro. Normalmente, ela é fixa em eucalipto, ou em estruturas de metal ou concreto. Já a segunda conta com cobertura disposta em abas inclinadas. Embora não dure tanto quanto o primeiro modelo, a estufa capela é mais barata.

Independentemente da escolha entre um ou outro modelo de estufa, todas requerem um bom manejo para maior eficiência no controle da temperatura e umidade. Entretanto, vale ressaltar que estufas com grandes dimensões dificultam e encarecem o manejo. Principalmente se os modelos forem, em arco ou capela, com comprimento acima de 50 metros. O problema é que o ar quente circula longitudinalmente, o que exige maior ventilação interna.

Construção da estufa para hortaliças orgânicas


1. Proceda à demarcação da área, com a fixação dos esteios a 60 centímetros de profundidade. Em seguida, fixe as vigas nas cabeças dos esteios laterais e centrais. É importante reforçar a estrutura com mãos francesas e escoras. Já os arames devem ser estirados na direção do comprimento da estufa. Depois, estire bem o plástico das cortinas com bobina de 2,20 metros de largura. Erga as cortinas e prenda o plástico da cobertura.

2. O próximo passo é enrolar o plástico em uma das extremidades da ripa de 1 polegada. Ele deve ser fixo abaixo da ripa que prende a cortina. Vale destacar que as peças devem ser colocadas sobrepostas a cerca de 50 centímetros. Depois três fios de arame devem ser estirados, nas laterais da estufa, para prenderem a cortina. Com o plástico restante faça a saia fixa com 2,20 metros de largura.

3. A base da cortina da estufa deve ser enterrada. Já a parte superior deve ser fixa com madeira junto ao arame. Em seguida, finque uma vara de bambu, em cada esteio, para formar uma guia de 5 centímetros. O objetivo é facilitar a subida e a descida da cortina, além de fazer com que ela não agite muito com a ação do vento. Depois, é indispensável fazer cantoneiras de plástico para vedar bem a cortina.

4. Nas laterais, devem ser abertas valas para o escoamento da água da chuva. Outra recomendação é pintar, com tinta plástica branca, o plástico da parte externa da estrutura. O objetivo é aumentar a durabilidade do plástico (cinco meses a mais) e impedir que ele rasgue nas faixas de contato com a estrutura. Pronto, está construída a sua estufa! Mãos à obra para começar a produção de hortaliças e ganhar dinheiro!

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica.

Leia o artigo "Indústria de beneficiamento de frutas e hortaliças."

Fonte: cpt.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 05-02-2020 Agronegócio

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual para Tornar sua Produção Orgânica

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.