Como montar criação de codornas rentável

Para que a criação de codornas seja rentável, o coturnicultor deve investir em estrutura e instalações adequadas

Como montar criação de codornas rentável

“As codornas atingem a maturidade sexual rapidamente, são altamente regulares e produtivas na postura (90%). Em oito dias, as aves alcançam o triplo do seu peso inicial e, no período reprodutivo, apresentam fertilidade de 80%. Tanto a criação de codornas de postura como a criação de codornas de corte são negócios rentáveis e promissores”, explicam Vera Maria Barbosa de Moraes e Joji Ariki, professores do Curso CPT Codornas - Iniciando a Criação.

Quando começam a se reproduzir?


A reprodução das fêmeas tem início aos 35 de vida e a dos machos, aos 75 dias. Entretanto, para isso, as aves devem receber manejo alimentar e manejo sanitário adequados para garantir a vitalidade e o vigor de reprodutores e matrizes. Após a postura de ovos com mais de 11 gramas, eles seguem para as incubadoras, onde permanecem por até 17 dias. Quando nascem, as codorninhas pesam apenas 7 gramas.

Qual o investimento inicial?


Quem pretende investir na criação de codornas, além de qualificação profissional na área, deve contar com capital de investimento não apenas para a montagem da estrutura, como também para a manutenção dos negócios, principalmente nos primeiros meses, que são mais críticos. No mais, cada codorna manejada equivale a gastos entre R$ 7 e R$ 18 conforme o sistema e a finalidade da criação.

Localização e instalações ideais


A localização e as instalações devem ser propícias à criação de codornas. O terreno para os galpões deve ser bem drenado, limpo e livre de predadores. Para o escoamento da produção, o acesso de caminhões de transporte deve ser viável. As criadeiras devem estar distantes de locais com grande fluxo de pessoas e veículos para não estressar as codornas. Esses alojamentos devem ser construídos no sentido Leste-Oeste.

As gaiolas para codornas devem ser feitas com arame galvanizado e, preferencialmente, dispostas em baterias. As dimensões recomendadas são de 30 x 30 x 30 centímetros (laterais) e 12 a 15 centímetros (altura). Elas devem garantir às codornas conforto e bem-estar, com piso projetado para que as aves não entrem em contato com as fezes. No caso de gaiolas para codornas de postura, a base deve apresentar declividade para a coleta de ovos.

Economize com ração própria


São vários os fatores a serem considerados para o bom manejo nutricional das codornas, como finalidade de produção (ovos ou carne), fase de criação, período de reprodução, entre outros. Na fase inicial, por exemplo, normalmente é fornecida ração com 25% de proteína bruta, 3,5% de cálcio e 1,1% de fósforo. O consumo de ração pode chegar a até 40 gramas por dia. Com isso, a alimentação pode abarcar 70% dos custos de produção.

Para economizar no manejo alimentar das codornas, uma boa alternativa é produzir a ração na própria propriedade. Entretanto, ela deve ser feita com ingredientes adequados, na proporção recomendada e com bom padrão de qualidade. Normalmente, são utilizados fubá peneirado, farelo de soja tostado, calcário calcítico moído, farinha de carne, sal e premix (composto rico em vitaminas).

Curso CPT Codornas - Recria e Reprodução.

Conheça os Cursos CPT da Área Avicultura.

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 06-02-2020 Agronegócio

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Guia Geral de Criação de Codornas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.