Apiterapia: qual a importância das abelhas em nossas vidas?

A apiterapia é o tratamento de disfunções orgânicas e emocionais com produtos colhidos, transformados e segregados pelas abelhas

Apiterapia: qual a importância das abelhas em nossas vidas?

As abelhas participam diariamente de nossa vida, até mesmo de quem não tem conhecimento de como criá-las: basta pensar na polinização das plantas com sua geração de frutos e no verde do Planeta.

Pense bem: a colmeia representa para o homem uma mina inesgotável de substâncias úteis: mel, pólen, pão das abelhas, cera, própolis, geleia real, larvas e veneno.

Então, por que não utiliza os produtos desses animais, já que as propriedades dessas substâncias permitem tratamentos efetivos em numerosas patologias, agudas e crônicas, frequentemente em associação com outras medicinas específicas e essenciais.

A Apiterapia é, então, o tratamento de disfunções orgânicas e emocionais com produtos colhidos, transformados e segregados pelas abelhas.

Na tradição popular, houve sempre o hábito de usar a aplicação de abelha como tratamento de processos reumáticos, semelhante a outros métodos igualmente efetivos, como as urtigas, a mostarda etc.

Há mais de 100 anos, na França, Áustria, Tchecoslováquia, Rússia e em outros países da Europa, também alguns médicos recorreram às abelhas e, ainda, as utilizam, para o tratamento da artrite e de outras doenças.

Na América do Norte, existe uma associação de Apiterapia muito ativa AAS (Sociedade Americana de Apiterapia). Em outros países, é mais recente o interesse por essa terapia.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Apicultura
Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 13-02-2023 Agronegócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.