Se você vai abrir um estabelecimento comercial, este precisa estar de acordo com as necessidades da clientela que você terá. E, para isso, será preciso conhecer esse mercado, conhecer a opinião da população do seu território de ação, saber o que essa população gostaria de encontrar em uma padaria.
"São coisas assim que lhe permitirão avaliar, com segurança, se realmente existe espaço para o seu empreendimento e principalmente, saber se a sua futura clientela está satisfeita com a concorrência", explica Sebastião Ruiz, Professor do Curso CPT Como Montar e Administrar uma Padaria.
Uma eficiente pesquisa de mercado fornece ao futuro empreendedor vários benefícios, como, por exemplo:
♦ definição quanto à viabilidade econômica da padaria (montar ou não montar);
♦ tipo de padaria e produtos que deverão ser oferecidos aos clientes;
♦ redução de riscos nas decisões de gestão que serão tomadas antes e após a inauguração da padaria;
♦ previsão e prevenção contra eventuais problemas;
♦ conhecimento da opinião da população (clientes), em relação aos seus concorrentes, bem como o que ela gostaria de encontrar em uma padaria;
♦ entre outras questões de mesma importância.
Uma pesquisa de mercado deve ser conduzida no sentido de obter informações referentes às características demográficas e ao comportamento de consumo dos futuros clientes.
Isso exige um bom planejamento, onde deverão ser relacionados, claramente, os objetivos da pesquisa (as informações que você pretende obter); o volume de recurso disponível para a pesquisa; as pessoas responsáveis pela coleta de dados; e os prazos para a pesquisa ser realizada.
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Por Daniela Guimarães