Vai abrir um açougue? Conheça os cortes da carne bovina

Cada corte tem suas próprias características únicas que atendem a diferentes gostos e orçamentos

Vai abrir um açougue? Conheça os cortes da carne bovina

 

A carne de boi é uma das mais populares ao redor do mundo, e isso não é diferente no Brasil. Ela é uma presença comum nas refeições dos brasileiros e desempenha um papel importante na economia do país, especialmente na indústria agrícola.


No entanto, nem todos sabem como distinguir os diferentes cortes de carne bovina. Cada corte tem suas próprias características únicas que atendem a diferentes gostos e orçamentos.


Conheça, abaixo, os principais cortes de carne bovina e suas características:


Principais cortes de carne bovina e suas características

 

1- Pescoço: a carne do pescoço é feita de músculos, tecido conjuntivo e gordura. É considerada uma carne de qualidade um pouco inferior. Ela leva bastante tempo para cozinhar devido à sua textura.

2- Acém: o acém é um corte mais magro e também não é o mais nobre. É usado em refogados, assados e cozidos. Também pode ser moído ou usado em bifes.

3- Peito e peito com osso: essa carne exige um longo tempo de cozimento, pois tem muitas fibras e músculos. É considerada uma carne de qualidade média. É usada para pratos como pastrami, carpaccio e cozido argentino puchero.

4- Paleta ou miolo de paleta: localizada nas pernas dianteiras do boi, é boa para picadinhos, assados de panela e cozidos. É uma carne suculenta e macia, similar ao patinho.

5- Fraldinha: esta carne vem da parede abdominal do boi e é apreciada por ser suculenta e macia. É ótima para churrascos, mas também pode ser usada em assados de panela, strogonoff e espetinhos.

6- Ponta de agulha: localizada nas últimas costelas do boi, pode ser consumida inteira, em pedaços ou moída. Requer um cozimento prolongado.

7- Filé mignon: um corte nobre, macio e suculento, mas com menos sabor. Requer bons temperos e molhos. É ideal para bifes altos e mal passados.

8- Filé de costela: também conhecido como filé de costa, precisa de um cozimento demorado. É usado em refogados e cozidos de panela.

9- Contra filé: uma carne nobre, macia por dentro e com uma camada de gordura do lado de fora. É bom para assados e bifes. É usado para fazer o Bife à Cavalo, famoso na culinária brasileira.

10- Capa de filé: essa carne tem textura desigual e muitos nervos. É usada em assados, ensopados e refogados.

11- Alcatra: uma carne de primeira, versátil e saborosa. Pode ser dividida em cortes menores como maminha, picanha, baby beef, tender steak e top sirloin. É usada para bifes, ensopados, assados e churrascos.

12- Patinho: uma carne de primeira com fibras macias, usada para bifes, cozidos e picadinhos.

13- Coxão duro: tem fibras longas e gordura externa. É usada para carnes recheadas, cozidos e assados.

14- Coxão mole: mais macia que o coxão duro, usada em ensopados, assados, bifes à milanesa, picadinhos e enrolados.

15- Lagarto: uma carne de primeira com fibras longas, mas é seca e pouco suculenta.

16- Músculo dianteiro: usado para caldos, carne de panela e sopas.

17- Músculo traseiro: considerado carne de segunda no Brasil, mas usado na culinária italiana, especialmente para o osso-buco.

18- Aba do filé: geralmente moída devido ao excesso de nervos.

19- Maminha da alcatra: macia e suculenta, fica melhor com molhos.

20- Picanha: muito macia e saborosa, popular em churrascarias, mas também usada em cozidos, assados e frita.

21- Cupim: caracterizado pela gordura entremeada, usado em churrascos e com cozimento demorado.

Acesse os Cursos CPT, da área Indústria da Carne.

Silvana Teixeira 11-08-2023 Gestão Empresarial

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.