Conheça os equipamentos para montar uma fábrica de frutas desidratadas

Montar uma fábrica de frutas desidratadas é uma excelente opção de negócio. Neste artigo aprende dicas valiosas para o sucesso do seu negócio.

Antes de montar uma fábrica de frutas desidratadas, você deve pensar em quais equipamentos serão necessários, conforme o tipo de fruta a ser desidratada e se o investimento neles é viável

Frutas Desidratadas

 

Montar uma fábrica de frutas desidratadas é uma excelente opção de negócio. Atualmente, todos estamos pensando em aproveitar ao máximo tudo o que consumimos. O desperdício não é mais aceito, pelo contrário, ele é totalmente condenado pela maioria das pessoas. E uma fábrica de desidratação de frutas é um meio eficaz e sustentável de conservar os alimentos.

Uma outra vantagem da fabricação de frutas desidratadas é o aproveitamento das frutas que excedem durante a colheita. Com isso, torna-se uma ótima opção para que muitos agricultores agreguem valor à sua produção e aumentem a sua renda.

Entretanto, antes de montar a sua pequena fábrica de frutas desidratadas, você deve pensar em quais equipamentos serão necessários, conforme o tipo de fruta que será desidratada, e se os custos serão futuramente compensados.

De acordo com o professor Pedro Luís Santos Meloni, do Curso CPT Como Montar uma Pequena Fábrica de Frutas Desidratadas, a maioria dos empreendedores do ramo de desidratação de frutas usa o secador de cabine com bandejas e circulação forçada de ar quente, tanto para pequenas indústrias como para as de grande porte.

Esses equipamentos são vendidos no mercado em dois modelos a saber:

Secador de cabine com bandeja fixa

O secador de bandeja fixa e circulação de ar quente possui um mecanismo bastante simples, além de ter baixo custo no mercado. Ele tem a função de desidratar as frutas lote a lote, proporcionando uma desidratação mais uniforme.

O ar quente circula sobre as bandejas fixas ou paralelo a elas, onde as frutas são distribuídas em uma única camada, preferencialmente inteiras ou em pedaços maiores. Frutas como abacaxi e manga são ideais para serem desidratadas nesse tipo de equipamento.

É bom lembrar que esse mecanismo é próprio para produção em pequena escala.

Secador de bandeja com base móvel

O secador de bandeja com base móvel e circulação de ar quente é próprio para produção de frutas desidratadas em alta escala, indicado para fábricas de médio e grande portes. Por meio desse mecanismo, enquanto uma bandeja entra com o produto fresco, outra sai com o produto desidratado, em um processo contínuo.

Tudo é feito em um túnel secador. Este pode se apresentar em dois modelos distintos: o túnel de secagem concorrente e o contracorrente.

No primeiro modelo de túnel, no início do processo de desidratação, a secagem é mais rápida e, no final, mais lenta. Já no segundo, a desidratação das frutas começa lenta e termina de forma mais rápida.

Embora apresentem diferenças no processo de secagem das frutas, ambos alcançam ótimos resultados, produzindo frutas desidratadas com qualidade e sabor impecáveis.

Fonte: Passei Direto.

Andréa Oliveira 24-04-2015 Agronegócio

Deixe um Comentário

Comentários

Ana campos

05-05-2019

Curso frutas secas e desidratadas

Resposta do Como Montar

06-05-2019

Olá Ana Campos,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes pelo seu interesse no curso de frutas secas e desidratadas. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao conteúdo, formato e valores do curso.

Atenciosamente,
Victor Sampaio