Importância dos marketplaces em delivery de comida

Inserir a marca em marketplaces especializados traz maiores benefícios para empresa quando comparados a aplicativos próprios de delivery de comida

“Os mobiles têm dominado o mercado nacional de forma jamais imaginada. Atualmente, os smartphones são muito mais do que um mero aparelho para realizar chamadas. Eles trazem às pessoas entretenimento e informações em tempo real, além da possibilidade de comprar e contratar produtos e serviços os mais variados e inovadores”, afirma Thiago Richter Bacchin, professor do Curso a Distância CPT Como Aumentar as Vendas pela Internet, em Livro+DVD e Online, da Área Gestão Empresarial. Quando falamos em delivery de comida, por exemplo, 38% dos pedidos são realizados via web ou via app (Ibope).

Não é mera coincidência o sucesso do mercado virtual. Nele, a empresa que investe em tecnologia se destaca dentre as demais. Principalmente quem usa marketplaces especializados a seu favor. Por meio deles, o consumidor pode consultar cardápios de vários restaurantes – com agilidade, praticidade e comodidade, com apenas alguns cliques. Isso proporciona mudanças bastante significativas no perfil dos consumidores e as empresas têm de acompanhar essas contínuas transformações.

Se antes investir na própria plataforma do restaurante era uma excelente estratégia de venda, atualmente os resultados não são tão promissores. Afinal, o consumidor busca flexibilidade e facilidade para escolher pratos das mais diversas gastronomias. Ele não quer instalar apps de vários restaurantes em seu smartphone. Dados coletados pela consultoria Flurry demonstram que somente 36% dos apps baixados são, de fato, utilizados no primeiro mês; passados seis meses, a porcentagem cai para 18%; e, após um ano, para 11%.

Um dos principais motivos da exclusão de aplicativos dos smartphones é porque foram baixados para uso exclusivo e periódico. A maioria dos consumidores usa o app de um determinado restaurante poucas vezes durante o ano. Como resultado, o restaurante não vê renovação dos clientes nem têm acesso a informações importantes sobre os hábitos de consumo dos usuários. Sem falar que não há consultoria de um marketplace especializado para melhorar a visibilidade da empresa na região.

Sendo assim, inserir a marca em marketplaces especializados traz maiores benefícios para a empresa quando comparado a aplicativos próprios (limitantes). Dentre eles, melhoram o gerenciamento dos pedidos e os processos de logística principalmente se o restaurante ainda não implementou o sistema delivery. Na verdade, investir no mercado online é fator-chave para o sucesso não apenas de empresas do setor de alimentos como também de todo tipo de negócio. Mas é preciso se aprofundar quanto ao mecanismo que governa o ambiente virtual.

Fonte: Administradores.

Confira o artigo “Montar delivery de comida saudável é um bom negócio?” e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

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