Aprenda com startups bem-sucedidas

Startups bem-sucedidas buscam sempre inovação, sabem se reinventar no momento certo e controlam muito bem as finanças

Ainda que o país esteja em crise, muitos jovens empreendedores nos surpreendem com o espírito desbravador em busca de novas conquistas. Muitos deles investem em pequenas empresas (como startups) e obtêm, em curto período, resultados incríveis no faturamento. Mas o sucesso não vem do nada. Startups de sucesso buscam sempre inovação, sabem se reinventar no momento certo e controlam muito bem as finanças.

Mas como aprender com startups bem-sucedidas?

Dica 1

Segundo Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Administração Financeira na Pequena Empresa, em Livro+DVD e Online, da Área Gestão Empresarial, o planejamento financeiro é decisivo para o sucesso de qualquer empreendimento. Mas é preciso analisar o mercado e criar estratégias que mantenham sempre as finanças em dia. Isso mostra credibilidade aos investidores, além de potencial de retorno do negócio.

Dica 2

Para aumentar a competitividade da startup no mercado e ganhar escala, é preciso não apenas disciplina como também profissionalização. Além de contínua reciclagem profissional – principalmente na área de gestão, é essencial investir em tecnologia. Automatizar os processos da empresa garante um bom controle financeiro e administrativo, além de reduzir custos e agilizar o trabalho.

Dica 3

Outro fator importante diz respeito aos sócios. O ideal é escolher pessoas com visão e valores de negócio idênticos aos da startup. Ao desenvolver competências e dominar habilidades, torna-se mais fácil identificar as pessoas que irão contribuir com o crescimento da empresa. É importante que todos participem dos processos que envolvem os negócios, até mesmo os econômicos e financeiros.

Dica 4

Para alcançar tranquilidade para gerir os negócios, é fundamental ser disciplinado e acompanhar as finanças continuamente. Os indicadores financeiros devem ser monitorados todos os dias, pois são eles que mostram a real situação da empresa. Dessa forma, torna-se mais fácil identificar lacunas para que medidas imediatas sejam tomadas. Com o tempo, a empresa ganhará maior estabilidade.

Dica 5

As startups bem-sucedidas reinvestem os lucros para a expansão dos negócios. Mas como ficam os empreendedores quanto ao “salário”? Basta determinar para cada um pró-labores (remuneração dos sócios – opcional e diferente da distribuição de lucros), que permitem maior tranquilidade financeira para que todos possam se concentrar no planejamento estratégico dos negócios.

Fonte: Revista PEGN.

Confira o artigo “É vantajoso trabalhar em startups?” e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Aprenda com startups bem-sucedidas

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

Conheça as Empresas do Grupo CPT

Logo: Cursos CPT Logo: UOV Logo: CPT Softwares Logo: Aprenda Fácil Editora