É vantajoso trabalhar em startups?

As startups têm tudo para dar certo no mundo dos negócios e gerar ainda mais empregos para quem espera uma oportunidade de trabalho promissora e vantajosa

É vantajoso trabalhar em startups? Nas startups, os colaboradores se ajudam mutuamente, compartilhando ideias e encontrando soluções inovadoras e criativas.

No Brasil, as startups crescem em ritmo acelerado. A cada ano surge uma nova startup - uma mais inovadora do que a outra, com sucesso no mercado. Muitas começam em casa, mas depois expandem para locais maiores, com mais funcionários e maior faturamento. Portanto, empresas dessa modalidade têm tudo para dar certo no mundo dos negócios e gerar ainda mais empregos para quem espera uma oportunidade de trabalho promissora e vantajosa.

Por falar nisso, é vantajoso trabalhar em startups? Sim, por vários motivos. Vejamos:

Desenvolvimento do espírito empreendedor

Empresas como startups são mais arrojadas e participativas. Isso faz com que sócios e colaboradores sejam parte de um todo em busca de um mesmo ideal: o crescimento da corporação. Naturalmente, ao trabalhar em uma startup, o colaborador desenvolve o espírito empreendedor como se fosse o sócio da empresa. Dessa forma, sem medo de encarar desafios e com força para lutar pelo crescimento da empresa, todos ganharão. Essa visão permitirá alcançar excelentes resultados.

Oportunidade de crescimento profissional

É importante ressaltar que quanto mais participativo e comprometido está o funcionário, maiores são as chances de alcançar o sucesso na profissão - inclusive exercendo cargos de gestão. Como as startups começam com poucas pessoas, esta é uma oportunidade única de crescimento profissional. Com constante aprendizado, colaboração e comprometimento, todos lutam pelo melhor da empresa, tomando decisões em conjunto e assimilando novos conhecimentos.

Reconhecimento do seu trabalho

Quando os funcionários são inovadores e buscam soluções para determinados problemas, eles são bem vistos pela empresa. Isso prova que eles desejam o melhor para a corporação e querem fazer parte do sucesso e crescimento da companhia. Esta é uma característica própria das startups - onde todos estão focados em suas funções e objetivos. Independentemente de seu grau hierárquico, quem obtiver destaque será reconhecido pelo bom trabalho.

Troca de conhecimentos e experiências

Em empresas maiores, a troca de conhecimentos e experiências é mais difícil - o que não ocorre nas startups. Nelas, os colaboradores se ajudam mutuamente, compartilhando ideias e encontrando soluções inovadoras e criativas. Quando há dúvidas, problemas ou dificuldades, torna-se mais fácil resolvê-los, pois todos estão dispostos a ajudar. Enfim, o compartilhamento só fortalece os laços e potencializa os resultados da empresa.

Flexibilidade de horários em ambiente informal

Embora nas startups os horários sejam flexíveis e o ambiente seja mais informal, o trabalho é duro. Muitas vezes, é necessário virar a noite ou trabalhar nos feriados para atender às demandas da empresa. Por esses motivos, a rotina de trabalho deve se alinhar à demanda, ainda que o próprio colaborador faça o seu horário de trabalho. A flexibilidade não quer dizer que o funcionário chega e sai quando quer, nem que pode ficar horas nas salas de recreação da empresa. Deve haver equilíbrio e comprometimento com as inúmeras obrigações do cargo.

Fonte: Jornal do Empreendedor.

Conheça o Curso a Distância CPT Como Administrar Pequenas Empresas, disponível , elaborado por Hélvio Tadeu Cury Prazeres, Mestre em Marketing, Sistemas de Informação e Processo Decisório.

Andréa Oliveira 08-12-2016 Gestão Empresarial

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.