Ficha técnica de um produto

O que deve constar na ficha técnica de um produto

Ficha técnica de um produto     Artigo CPT

“A ficha técnica do produto é um documento que contém todas as informações relativas a todo o processo de produção (desenho técnico, informações sobre matéria-prima e o modo de produção), para que os diferentes setores (modelagem, gradação, encaixe, corte e produção) possam cumprir com exatidão as etapas da produção”, veja mais dicas incríveis como essa com o professor Hélvio Tadeu, do Curso CPT Como Montar e Administrar uma Confecção de Roupas.


Os critérios são estabelecidos de acordo com o tipo de produto e a organização de sua produção. No entanto, para que ela seja completa, recomenda-se que ela contenha:

1. Cabeçalho: identifica o nome da empresa (logomarca), a data, a coleção, o nome da peça (tipo de produto), sua referência, uma breve descrição (ex. saia, balonê), designer responsável, código do molde e modelista responsável.

2. Desenho técnico: de frente, de costas e, se necessário, de lateral.

3. Dados dos materiais utilizados

Matéria-prima:
a) Principais tecidos: fabricante, fornecedor, largura, quantidade consumida, preço em metros ou quilos, referência, composição, variantes de cores e encolhimento.
b) Materiais auxiliares: entretelas, forro e outros com suas específica Deverão ser especificadas as variantes de cores, referência, tamanho, quantidade consumida, fornecedores e preço por unidade. Linhas e fios – titulação e consumo.

4. Etiquetas: marca, tamanho, composição do tecido, tipo de etiqueta e local a ser colocada.

5. Beneficiamento: quando o produto irá passar por um processo de transformação, antes ou após a confecção, como: tingimento, estamparia bordado ou lavagem.

6. Grade de tamanho: quadro com os tamanhos e o número de peças que serão produzidas.

7. Sequência de montagem: ordem onde a peça é costurada.

8. Sequência operacional: definição descritiva sobre as operações; os tipos de maquinários; ferramentas a serem utilizadas para todas as partes da peça; tipos de pontos; pontos por cm; perfil do ponto que será utilizado.

9. Minutagem: tempo de trabalho gasto em cada operação.

10. Modelagem planificada: as partes do molde desenhadas separadamente.

11. Descrição da peça: como será passada e embalada (sacos plásticos, cabide, caixas de papelão, protetores para transporte e armazenamento, etc.).

12. Tabela de medidas: para orientar na costura e no controle de qualidade da peça pronta.


Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Indústrias.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 05-09-2022 Seu Negócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.