Como elaborar um plano de negócios

Entenda mais de como viabilizar o seu negócio de maneira inteligente

Como elaborar um plano de negócios    Artigo CPT

 

"Todo negócio deve obrigatoriamente passar antecipadamente pela elaboração de um projeto, pois ele é um documento que conterá a ideia básica e todas as considerações relacionadas ao início do novo negócio. Então, plano de negócios é, na prática, o projeto do novo negócio", assim diz o professor Ricardo Zatti do Curso CPT de Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias.


♦ Deve possuir, no máximo, 35 págs. Projetos extensos desanimam o leitor e você pode ser repetitivo tornando a leitura cansativa.


♦ Deve ser feito para dar credibilidade às suas ideias, expondo-as de forma inteligente e convincente. Lembre-se que um possível leitor é um parceiro seu com capital para investir, que só o fará se for convencido das suas ideias.


♦ Ofereça evidências claras que apoiem sua posição.


♦ Apresente o conceito da empresa de forma precisa.


♦ Use a folha A4, que é a mais indicada.


♦ O espaçamento entre linhas é de 1,5. Não use espaçamento 2, pois seu projeto ficaria longo desnecessariamente. O espaçamento de 1,5 é de fácil leitura.


♦ Faça encadernação do projeto em capa dura, colocando a identificação da empresa. Fica muito mais bem apresentado e demonstra que você valoriza seu projeto (também denota organização).


♦ Use gráficos, tabelas, diagramas, quadro de resumos e outros recursos visuais. Isso demonstra que você pesquisou, fez comparações e está seguro quanto ao conteúdo.


♦ Numere as páginas. É mais fácil para o leitor localizar os assuntos orientados pelo sumário. Caso contrário, ele terá que folhear todo o projeto atrás de um item que o interessou.


♦ Use letra Arial ou Times, fonte 12 para texto e fonte 14 em negrito para títulos.


♦ Inicie cada capítulo em uma página nova.


Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Empresas.
Por Eduardo Silvar Ribeiro.

 

Eduardo Silva Ribeiro 19-09-2022 Gestão Empresarial

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.