Como desenvolver a boa comunicação interna na empresa

Como desenvolver a boa comunicação interna na empresa. Para isso, todos devem estar preparados - líderes e colaboradores, para desenvolver uma comunicação objetiva e concisa.

Para desenvolver a boa comunicação interna na empresa, a mensagem deve ser transmitida de forma objetiva e concisa para evitar erros ou inconvenientes

Como desenvolver a boa comunicação interna na empresa Na empresa, todos devem estar preparados para desenvolver uma comunicação interna objetiva e concisa.

É possível melhorar a comunicação interna da empresa e evitar que mensagens deturpadas ou incompletas cheguem a seu destino. Para isso, todos devem estar preparados - líderes e colaboradores, para desenvolver uma comunicação objetiva e concisa. Dessa forma, erros primários ou inconvenientes serão evitados e o bom relacionamento entre os setores se tornará uma realidade na corporação.

Segundo a professora Marlene Monteiro, do Curso CPT Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística, quem se comunica bem e conhece as técnicas da comunicação interpessoal - principalmente no mundo corporativo, atinge com mais facilidade seus objetivos. Algumas técnicas de PNL, por exemplo, tornam a comunicação ainda mais efetiva, com resultados surpreendentes.

Além das técnicas de PNL - Programação Neurolinguística, os gestores podem utilizar outros meios para desenvolver a boa comunicação interna da empresa. Mas quais são eles?

Diga não a fofocas e buchichos sem fundamento

Caso algum boato ou fofoca surjam no seu setor, diga não a eles! Lembre-se de que essa é a melhor forma de combatê-los, pois não alimentar conversas infundadas e maldosas, impede qualquer buchicho.

Outra atitude a ser tomada pelo gestor em relação a isso é comunicar aos colaboradores tudo o que ocorre no setor, desde a doença de algum colega de trabalho, até a demissão de alguém. Nada deve ser omitido dos funcionários, mas de forma sucinta e objetiva (sem pormenores).

Evite conversas paralelas e ruídos estressantes 

Tudo bem que um longo dia de trabalho pode ser estressante e cansativo. Algumas brincadeiras para descontrair podem ser aceitas, sem problemas, mas no limite.  Por outro lado, conversas paralelas a todo o momento só atrapalham a performance do setor. Por isso, não permita que isso aconteça no setor!

Além das conversas em excesso, os ruídos geram desconforto e estresse, além de dificultar a comunicação e prejudicar a concentração das pessoas. Portanto, se o setor precisa de reparos, agende para o fim de semana ou após o expediente. Afinal, ninguém merece trabalhar ao som de furadeiras ou martelos, não é mesmo?

Envie mensagens periódicas como lembrete

Todo acontecimento ou mudança devem ser informados aos colaboradores. Para isso, faça uso dos informativos periódicos - feitos na rede interna da empresa. Dessa forma, a mensagem chegará a todos - independentemente do grau hierárquico em que o funcionário se encaixa.  Esse é um meio rápido e prático de manter todos os colaboradores cientes de suas responsabilidades e obrigações.

Faça reuniões informais com a equipe

O principal objetivo das reuniões informais é estreitar os laços entre líder e equipe. Uma boa sugestão é sentar com os funcionários na pausa para o café, ou minutos após o expediente. Dessa forma, o líder identifica os principais anseios de cada colaborador, aprende um pouco sobre cada um e se coloca à disposição para orientar quem precisa - ou mesmo jogar conversa fora para tornar o ambiente de trabalho mais agradável.

Fonte: familia.com.br

Andréa Oliveira 14-04-2016 Gestão Empresarial

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