O layout dos produtos da padaria deve ser elaborado para atrair os olhares dos clientes.
Você pretende entrar no ramo da panificação, mas está inseguro. Ainda mais em um mercado onde a concorrência é acirrada. Não desista! Tenha cautela ao investir nesse tipo de negócio, mas acredite! Com planejamento e determinação, certamente você obterá sucesso. Claro que algumas dicas sobre como montar uma padaria de sucesso também o ajudarão nessa empreitada. Então, mãos à obra e pensamento positivo!
"O primeiro ponto a pensar é o tipo de negócio que pretende montar. Se pretende investir em uma franquia de padarias, se pretende comprar um ponto já estabelecido ou quer começar do zero. Feita a escolha, você deve fazer o plano de negócio, elaborado minuciosamente", afirma o professor especialista Sebastião Cano de Ruiz Barbosa, do Curso CPT Como Montar e Administrar uma Padaria.
No plano de negócio, você irá avaliar a viabilidade do empreendimento, o investimento a ser feito e em quanto tempo obterá retorno. Isso o ajudará a se preparar para qualquer eventualidade que possa surgir futuramente.
Entretanto, outros aspectos são de suma importância, para que seu negócio prospere. São eles: escolha do ponto comercial, definição do layout dos produtos e seleção do quadro de funcionários.
Escolha do ponto comercial
A escolha do ponto comercial para a instalação de sua padaria deve ser embasada no tipo de padaria que pretende montar (boutique ou conveniência, por exemplo) e na pesquisa de mercado de sua região. Além disso, você deverá avaliar se o local é de fácil acesso aos clientes, se há estacionamento próximo ao local e se é perto das casas dos consumidores ou dos respectivos trabalhos.
Definição do layout dos produtos
Após a escolha dos produtos que irá comercializar em sua padaria, você deverá definir a maneira como eles serão expostos aos clientes. Para isso, é primordial elaborar locais estratégicos para cada tipo de produto visando atrair os olhares dos clientes.
Outros aspectos de extrema importância:
- Identificação dos produtos com nome, preço e demais especificações;- Promoção de produtos que não têm muita saída e degustação de novos;- Produtos de confeitaria já embalados para o autosserviço (maior agilidade);- Divisão da padaria em setores, para facilitar a localização dos produtos e serviços (padarias maiores).
Seleção do quadro de funcionários
O quadro de funcionários de sua padaria deverá obedecer ao tamanho do seu negócio, ao horário de funcionamento e ao fluxo de clientes. Em geral, você deverá contratar um padeiro com habilidades em confeitaria, um auxiliar de padeiro, de três a cinco atendentes de balcão e, no mínimo, dois caixas. O importante é que seu quadro de funcionários consiga suprir a demanda de clientes em ambos os turnos.
Fontes: Novo Negócio e Cursos CPT.