Como montar uma fábrica de tomate seco

Para o empreendedor que pretende investir nesse negócio, é imprescindível saber como montar uma fábrica de tomate seco e, assim, obter sucesso em seu empreendimento.

Para o empreendedor que pretende investir nesse negócio, é imprescindível saber como montar uma fábrica de tomate seco e, assim, obter sucesso em seu empreendimento

Como montar fábrica de tomate seco A fabricação do tomate seco é uma rentável opção de negócio.

O processamento de tomates para a produção de tomates secos requer instalações com secadores de alta capacidade, além de outros equipamentos e utensílios próprios para a sua fabricação. Para o empreendedor que pretende investir nesse negócio, é imprescindível saber como montar uma fábrica de tomate seco e, assim, obter sucesso em seu empreendimento. O mercado para este tipo de produto é bastante amplo, composto de lanchonetes, padarias, restaurantes, supermercados, além do consumidor final. Isso faz do tomate seco uma rentável opção de negócio.

Segundo os professores especialistas Paulo César Stringueta e Pedro Luis Santos Meloni, do Curso CPT Produção de Tomate Seco em Conserva e Shiitake Desidratado, os principais consumidores de tomate seco são os de classe mais alta, que vivem nos grandes centros urbanos. Portanto, a fábrica de tomate seco dependerá do perfil do consumidor que o empreendedor pretende alcançar.

Estrutura inicial

A estrutura da fábrica deve ser dividida em várias áreas: recepção da matéria-prima, lavagem e seleção, processamento, desidratação, envase, rotulagem e armazenamento. É bom lembrar que as áreas de envase e desidratação devem ser bem ventiladas.

Equipamentos necessários

Para produzir os tomates secos, você precisará de fogão industrial, secador de alta potência, lavador, geladeira e máquina seladora, além de utensílios de cozinha, como bandejas, esteiras e facas de aço inox.

Quadro de funcionários

O número de funcionários para trabalhar em toda a cadeia produtiva dependerá do porte da fábrica e do montante que o empresário possui para arcar com todas as obrigações trabalhistas. Todos devem ser bem treinados e possuir conhecimentos sobre segurança alimentar e higiene pessoal.

Obtenção da matéria-prima

A matéria-prima pode ser obtida de bons fornecedores, como Ceasa e alguns atacadistas. Os melhores frutos para a produção de tomates secos são os de formato alongado e maduros (tipo Débora), mas firmes. Em geral, de 12 kg de tomates maduros é produzido 1 kg de tomates secos.

Regulamentação do negócio

Para regulamentar a fábrica de tomate seco, o empreendedor deve fazer o registro nos seguintes órgãos: Prefeitura, Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal, Secretaria da Fazenda e Sindicato Patronal. Além de procurar as regulamentações da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Fontes: Sebrae e Emprega Brasil.

Andréa Oliveira 11-06-2015 Agronegócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.