Cuidado com essas 3 substâncias para fabricação de produtos de limpeza

Alguns produtos utilizados na fabricação de produtos de limpeza podem trazer riscos à saúde do manipulador, por isso requer cuidados na sua manipulação

Cuidado com essas 3 substâncias para fabricação de produtos de limpeza

É muito importante que na matéria-prima venha a data de fabricação, a data de validade, quem envasou, quem produziu. Ou seja, quem distribui e quem fabrica essa matéria-prima para sabermos se vem de uma fonte idônea.

Ao manipular produtos químicos e mesmo as bases já prontas, deve-se ter cuidados e utilizar os EPIs necessários.

Veja algumas substâncias que requerem cuidados especiais:


1. Soda:

♦ É imprescindível ter muito cuidado no uso da soda. Quando for retirá-la da embalagem, deve-se tomar cuidado para não aspirar, de forma nenhuma, um pó finíssimo que dela se desprende. Ele é cáustico e não pode atingir nenhuma parte do corpo, principalmente os olhos.
♦ Quando for mexer a soda na água, mexer bem devagar, pois também aí ela vai soltar uma fumaça chamada Lixívia, que é tóxica. Por isso é recomendável o uso de óculos protetores, luvas, avental ou guarda-pó, e uma máscara.
♦ Se, por acaso, a soda atingir alguma parte do corpo, lavar imediatamente com bastante água corrente.
♦ Não trabalhar com crianças por perto.

 


2. Ceras:

♦ Quando for aquecer as matérias-primas para a fabricação de ceras para assoalho, é necessário muito cuidado. Usar sempre o banho-maria e não o fogo direto, pois as matérias-primas são bastante inflamáveis.

 


3. Ácido:

♦ O Ácido Sulfônico é um Ácido forte. Ao atingir a pele pode queimar. Neste caso, lavar com água imediatamente. Este ácido também desprende gás ao abrir o vasilhame onde está acondicionado. Não deve ser aspirado, pois causa tontura e enjoo.


Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Indústrias

Por Daniela Guimarães

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 31-10-2022 Como Fazer

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.