Como melhorar o desempenho da loja virtual

Para melhorar o desempenho da loja virtual, é preciso oferecer ao cliente uma ótima experiência de compra


Todo empreendedor que investe em e-commerce deve estar preparado. Afinal, são inúmeras as responsabilidades e exigências legais a serem cumpridas. Não basta apenas montar um comércio eletrônico, é preciso seguir a legislação criteriosamente, realizar um bom marketing da marca, otimizar as operações, ter uma boa logística, além de se preocupar com as taxas de conversão. Mas como melhorar o desempenho da loja virtual?

Segundo Gerson Ribeiro, cofundador da Vitrio, e Tiago Luz, head de e-commerce da Shoulder, para a loja virtual apresentar uma alta performance, é essencial uma visão singular e exclusiva da empresa. O empreendedor deve buscar originalidade e inovação, sobretudo se a loja virtual tiver unidades físicas.

Perfil

Quando o empreendedor do e-commerce coleta informações importantes sobre clientes de diversos perfis, ele consegue traçar o perfil do cliente ideal para a sua empresa. Dessa forma, torna-se mais fácil desenvolver produtos/serviços que atendam às expectativas dele. Para isso, é indispensável realizar pesquisas a campo, pois elas permitem o contato direto com o consumidor. Com isso, a loja virtual será capaz de encontrar o melhor meio de oferecer ao cliente o que ele realmente deseja.

Conteúdo

Ao acessar a loja virtual, a atenção do usuário volta-se principalmente às fotos e aos vídeos dos produtos. Fotos de um barbeador, por exemplo, com todos os seus detalhes, e um vídeo rápido, que mostra como usar o equipamento, apresentam grande relevância para o consumidor. Muitas vezes, eles são elementares para a finalização da compra. Mas é impreterível construir um site que permita o uso de fotos com boa resolução e vídeos com boa qualidade. Se é possível? Claro! Afinal estamos em uma época onde a mais avançada tecnologia domina o mercado virtual.

Experiência

Quando navega no comércio eletrônico, o cliente espera rapidez e facilidade na busca por produtos. A experiência do usuário no site é determinante para tornar a empresa um diferencial no mercado. Entretanto, a plataforma deve permitir simples, fácil e rápida navegação, além de conter informações, devidamente organizadas, para que o consumidor encontre logo o que procura. Caso contrário, ele sairá da página para procurar outra loja capaz de suprir suas necessidades.

Fidelização

“Para fidelizar o consumidor do e-commerce, a loja deve oferecer a ele produtos de qualidade e atendimento diferenciado. Dessa forma, suas necessidades serão atendidas e suas expectativas superadas. Mas também é preciso garantir ao consumidor uma ótima experiência. Assim, a probabilidade de ele acessar o site para comprar novamente é enorme, pois finalmente se tornou fiel à empresa”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Fidelização de Clientes em Livro+DVD e Online.

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Fonte: ecommercebrasil.com.br

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