4 dicas de comunicação entre franqueado e franqueador

É de fundamental importância uma boa comunicação entre franqueado e franqueador para que ambos estejam mais engajados nos negócios

4 dicas de comunicação entre franqueado e franqueador Todas as informações que permeiam os negócios devem ser transmitidas entre franqueador e franqueado, de forma efetiva, com objetividade e clareza

"Franquias são sistemas de negócio embasados na cessão por uma empresa - a franqueadora, dos direitos de uso de sua marca por outra, a franqueada. Em troca, o franqueado paga taxas pela utilização dos serviços", afirma Carlos Ruben Pinto, professor do Curso a Distância CPT Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora, disponível . Entretanto, é de fundamental importância uma boa comunicação entre franqueado e franqueador.

Todas as informações que permeiam os negócios devem ser transmitidas entre franqueador e franqueado, de forma efetiva, com objetividade e clareza. Dessa forma, ambos estarão muito mais engajados quanto aos processos a serem executados, assim como garantirão a padronização dos negócios (uma das características principais da franquia), além da otimização dos produtos e serviços.

Siga as dicas de comunicação entre franqueado e franqueador e alcance o sucesso:

Dica 1

Para que a informação chegue ao receptor de forma impactante, escolha o canal e o transmissor da mensagem adequados. Dessa forma, as pessoas darão atenção às mensagens mais relevantes. Vídeos com mensagens do fundador da franquia, por exemplo, devem ser estrategicamente elaborados para chamar a atenção do franqueado. Isso estreita os laços entre franqueadora e franqueada.

Dica 2

Além de contextualizar o conteúdo da mensagem, este deve ser transmitido em canais estratégicos. Anúncios de novos produtos ou serviços, por exemplo, geram excelentes resultados se o canal de transmissão das informações for por meio de vídeos. Já mensagens urgentes devem ser enviadas por SMS e não e-mails. Enfim, cada conteúdo deve ter seu canal específico.

Dica 3

Normalmente, franqueados que não entendem a mensagem de determinado canal - por ter sido transmitida de forma inadequada, buscam informações com outras pessoas ou franqueados da rede. Com isso, muitas vezes, a mensagem vem deturpada ou incompleta, o que prejudica a comunicação entre franqueadora e franqueada. Por isso, é de fundamental importância saber usar os canais de comunicação para suprir as necessidades dos franqueados.

Dica 4

O monitoramento do público e sua receptividade em relação ao conteúdo ajuda a avaliar qual canal é mais eficaz para a transmissão da mensagem aos franqueados. Por meio de pesquisas, é possível ver a viabilidade de um canal ou a ineficácia de outro. É importante ressaltar que nem sempre um canal que agrada o franqueador agrada o franqueado. Portanto, todo cuidado é pouco!

Fonte: Revista PEGN.

Andréa Oliveira 24-04-2017 Gestão Empresarial

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