Quer montar uma fábrica de sabonetes? Confira dicas importantes!

Fabricar sabonetes traz ótima lucratividade ao empreendedor, pois os produtos apresentam grande demanda no mercado

Quer montar uma fábrica de sabonetes? Confira dicas importantes!

Fabricar sabonetes traz ótima lucratividade ao empreendedor, pois os produtos apresentam grande demanda. Entretanto, para obter destaque no mercado, os sabonetes devem ser de qualidade e apresentar um diferencial, seja nos aromas, seja nos formatos ou nas texturas. Além disso, é importante realizar uma boa divulgação e oferecer preços competitivos. Sem falar na importância de fechar parcerias com revendedores (como farmácias e supermercados), ou ainda vender diretamente a clientes por encomenda.

Legalização


Primeiramente, o empreendedor deve procurar a Associação Comercial para solicitar a abertura do negócio. Além disso, ele deve se dirigir à prefeitura para requerer o Alvará de Funcionamento, a Licença Ambiental e a Licença do Corpo dos Bombeiros, todos eles liberados após fiscalização da fábrica de sabonetes e a constatação de que as normas estão sendo cumpridas.

Da mesma forma, é importante a obtenção do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) concedida pela Secretaria da Receita Federal. Fora o cadastro na Secretaria da Fazenda do Estado e a inscrição na Entidade Sindical Patronal em que se enquadra a empresa.

Estrutura


Uma fábrica de sabonetes de médio porte exige uma área de 80 m². Esta deve ser dividida em setores: produção, estoque de matéria-prima, estoque de produtos prontos, escritório e banheiro para os funcionários. No caso do escritório, devem ser providenciados computador, impressora, telefone, mesas e cadeiras.

Para a área de produção, devem ser adquiridas caldeiras industriais, máquina de formar sabonetes, cortadeiras de sabonetes e máquina seladora de embalagens. Já para o estoque de matéria-prima e sabonetes prontos, devem ser adquiridas prateleiras de metal. O investimento chega a R$ 48.000 reais (ou mais), fora o aluguel.

Fornecedores


De nada adianta uma estrutura bem montada e com equipamentos modernos, se o empreendedor não fechar boas parcerias com os melhores fornecedores da região. Serão eles que garantirão a matéria-prima para fabricar os sabonetes, como óleos graxos, glicerina, essências, aromatizantes e corantes.

Para isso, é indispensável realizar uma pesquisa para selecionar os fornecedores, que oferecem a melhor matéria-prima e praticam os melhores preços e condições de pagamento e entrega. Essa escolha impactará no preço dos sabonetes e na lucratividade dos negócios. Portanto, o empreendedor deve fazê-la com prudência e sabedoria.

Equipe


Para dar início à fabricação de sabonetes, devem ser contratados 10 funcionários, dentre eles, um auxiliar administrativo, quatro auxiliares de produção, um técnico de produção, dois vendedores, um auxiliar de serviços gerais e um motorista. Todos devem apresentar capacitação profissional de qualidade para desempenhar suas funções com excelência e alcançar resultados cada vez melhores.

Conheça os Cursos CPT da Área Como Fazer:

Perfumaria - Sabonetes, Perfumes, Óleos e Sais de Banhos

Fabricação de Cosméticos com Plantas Medicinais

Fabricação de Produtos de Limpeza

Fonte: novonegocio.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 23-09-2021 Seu Negócio

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Como Ganhar Dinheiro com a Fabricação Caseira de Produtos de Limpeza e Cosméticos

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.