“Andar de bicicleta tornou-se uma alternativa para pessoas cansadas do trânsito caótico e quem busca um estilo de vida mais saudável. Por esses motivos, o mercado de vendas e manutenção de bicicletas tem crescido vertiginosamente, para atender à crescente demanda”, destaca Alcenir Junior, especialista em manutenção de bicicletas de alto desempenho e professor do Curso CPT a Distância e Online Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção.
Capacitação
O afinco aos estudos e a vontade de ampliar os conhecimentos são qualidades inerentes a todo empreendedor bem-sucedido. Sendo assim, antes de montar a bicicletaria, é indispensável fazer cursos de capacitação profissional, principalmente se a loja realizar serviços de ajustes em bicicletas. Quanto maior a qualificação, maior será o padrão de qualidade dos serviços e do atendimento aos clientes.
Cursos voltados à gestão empresarial garantem ao empreendedor segurança e preparo suficientes para dar o pontapé inicial. Quando se é capaz de desenvolver estratégias de mercado eficientes, administrar as atividades operacionais para otimizar os serviços e procurar feedbacks do pós-venda, certamente a consolidação da empresa no mercado será mais rápida e firmada. E isso só é possível com capacitação.
Pesquisa de mercado
Fazer uma pesquisa de mercado criteriosa é tão importante quanto escolher o melhor ponto comercial para a bicicletaria. Dessa forma, a loja de bicicletas terá maior rotatividade de clientes, o que aumentará significativamente a rentabilidade do negócio. Mas é imprescindível que a pesquisa seja feita em campo, com questionários realizados em escolas, academias e centros comerciais com grande fluxo de pessoas.
Nesses locais, provavelmente haverá interessados em comprar bicicletas, ou mesmo fazer a manutenção em suas bikes. A demanda é boa por parte das mais variadas faixas etárias e classes sociais. A maioria vê a bicicleta como um meio de transporte sustentável e econômico. Sem falar nos adeptos às atividades físicas em duas rodas. Basta saber onde encontrá-los para aumentar a viabilidade dos negócios.
Investimento inicial
O investimento inicial na bicicletaria dependerá do porte da empresa. Lojas de bicicleta menores investem cerca de R$30 mil com estoque, equipamentos, contratação de funcionários e reforma da estrutura. Bicicletarias maiores, com estoque bicicletas de modelos diversos e marcas nacionais e/ou importadas famosas, certamente investirão mais. Principalmente se contratarem especialistas em manutenção de bikes.
Produtos e serviços
Além de comercializar os mais diferentes modelos e marcas de bicicletas, acessórios variados (capacetes, luvas, freios e pneus) e roupas para ciclistas, o empreendedor poderá oferecer serviços de reparos e manutenção em bicicletas. Quem pratica ciclismo, por exemplo, sempre procura peças para troca imediata. Quando instaladas na própria loja, por profissional qualificado, os clientes ficarão ainda mais satisfeitos.
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Fonte: montarumnegocio.com
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