Quer montar bicicletaria? Confira as dicas e siga rumo ao sucesso

Nos últimos anos, o mercado de vendas e manutenção de bicicletas tem crescido vertiginosamente

Quer montar bicicletaria? Confira as dicas e siga rumo ao sucesso

Andar de bicicleta tornou-se uma alternativa para pessoas cansadas do trânsito caótico e quem busca um estilo de vida mais saudável. Por esses motivos, o mercado de vendas e manutenção de bicicletas tem crescido vertiginosamente, para atender à crescente demanda”, destaca Alcenir Junior, especialista em manutenção de bicicletas de alto desempenho e professor do Curso CPT a Distância e Online Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção.

Capacitação

O afinco aos estudos e a vontade de ampliar os conhecimentos são qualidades inerentes a todo empreendedor bem-sucedido. Sendo assim, antes de montar a bicicletaria, é indispensável fazer cursos de capacitação profissional, principalmente se a loja realizar serviços de ajustes em bicicletas. Quanto maior a qualificação, maior será o padrão de qualidade dos serviços e do atendimento aos clientes.

Cursos voltados à gestão empresarial garantem ao empreendedor segurança e preparo suficientes para dar o pontapé inicial. Quando se é capaz de desenvolver estratégias de mercado eficientes, administrar as atividades operacionais para otimizar os serviços e procurar feedbacks do pós-venda, certamente a consolidação da empresa no mercado será mais rápida e firmada. E isso só é possível com capacitação.

Pesquisa de mercado

Fazer uma pesquisa de mercado criteriosa é tão importante quanto escolher o melhor ponto comercial para a bicicletaria. Dessa forma, a loja de bicicletas terá maior rotatividade de clientes, o que aumentará significativamente a rentabilidade do negócio. Mas é imprescindível que a pesquisa seja feita em campo, com questionários realizados em escolas, academias e centros comerciais com grande fluxo de pessoas.

Nesses locais, provavelmente haverá interessados em comprar bicicletas, ou mesmo fazer a manutenção em suas bikes. A demanda é boa por parte das mais variadas faixas etárias e classes sociais. A maioria vê a bicicleta como um meio de transporte sustentável e econômico. Sem falar nos adeptos às atividades físicas em duas rodas. Basta saber onde encontrá-los para aumentar a viabilidade dos negócios.

Investimento inicial

O investimento inicial na bicicletaria dependerá do porte da empresa. Lojas de bicicleta menores investem cerca de R$30 mil com estoque, equipamentos, contratação de funcionários e reforma da estrutura. Bicicletarias maiores, com estoque bicicletas de modelos diversos e marcas nacionais e/ou importadas famosas, certamente investirão mais. Principalmente se contratarem especialistas em manutenção de bikes.

Produtos e serviços

Além de comercializar os mais diferentes modelos e marcas de bicicletas, acessórios variados (capacetes, luvas, freios e pneus) e roupas para ciclistas, o empreendedor poderá oferecer serviços de reparos e manutenção em bicicletas. Quem pratica ciclismo, por exemplo, sempre procura peças para troca imediata. Quando instaladas na própria loja, por profissional qualificado, os clientes ficarão ainda mais satisfeitos.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Treinamento Profissional.

Leia o artigo "Confecção de roupas esportivas: dicas para montar a sua empresa."

Fonte: montarumnegocio.com

Andréa Oliveira 05-07-2019 Seu Negócio

Faça já o Download Grátis

Download brinde Como Iniciar seu Negócio

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.