Itens religiosos sempre apresentam boa saída no mercado. Principalmente por parte dos católicos, que procuram os mais variados produtos, como santinhos, terços e bíblias. Não podemos nos esquecer dos espíritas, que buscam por obras de Chico Xavier, ou mesmo os protestantes, que procuram CDs e DVDs com músicas gospel. Há também as lojas sincréticas, que comercializam artigos para candomblé e demais religiões africanas. Sendo assim, podemos afirmar que lojas de artigos religiosos são uma ótima opção de investimento.
Local e estrutura
Como todo negócio, a loja de artigos religiosos deve ser implantada em locais com grande fluxo de pessoas, como centros comerciais ou ruas e bairros movimentados. A fachada deve ser atrativa, assim como o layout interno da loja. A iluminação e a organização dos artigos na vitrine devem chamar a atenção de quem passa pela loja. Uma boa dica é montar a vitrine com produtos bonitos e variados.
Quanto à estrutura, ela não precisa apresentar uma área muito extensa. Gôndolas e prateleiras não podem faltar, para acomodar os itens religiosos, com capricho e bom gosto. Se o espaço permitir, é interessante reservar um espaço para leitura e outro para que os clientes possam ouvir músicas religiosos. Outra opção é instalar uma TV com vídeos de cantores religiosos. Mas um espaço deve ser isolado do outro.
Produtos e estoque
Dependendo do tipo da loja de artigos religiosos, os produtos podem variar. No caso de lojas voltadas ao público católico, os itens mais comuns são bíblias, biografias de padres e santos, flyers de santinhos, terços, medalhas de santos, escapulários, ímãs e chaveiros com imagens de santos, camisetas, imagens e quadros de santos, adesivos e cadernos com mensagens de cunho religioso, agendas decoradas com imagens sacras, além de CDs e DVDs de padres cantores.
Em relação ao estoque, é importante que o empreendedor prime pela qualidade e quantidade dos artigos religiosos. Sendo assim, a loja deve contar com um bom almoxarifado, para controlar a saída e entrada de itens, e assim evitar perdas. A escolha de bons fornecedores também é fundamental para que os produtos nunca faltem.
Funcionários e investimento
Loja de pequeno porte requer apenas um funcionário, pois o próprio dono da loja de artigos religiosos será responsável pela gestão dos negócios. Por isso, é indispensável fazer cursos de capacitação na área gerencial. O funcionário também deve ser bem treinado para garantir aos clientes atendimento com excelência. Lojas maiores exigem a contratação de mais funcionários para boa distribuição e organização das tarefas de rotina.
O investimento depende do porte da loja, do volume do estoque e do quadro de funcionários. Lojas menores investem inicialmente R$ 35 mil. Assim que se consolidar no mercado, o empreendedor pode pensar em expandir os negócios, o que requer mais investimento em produtos, reformas e funcionários.
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Fonte: montarumnegocio.com
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