Planejamento estratégico: saiba como fazer

Planejamento estratégico: saiba como fazer. Ele é a base do conhecimento e do gerenciamento eficiente da empresa, pois permite a definição de metas.

Planejamento estratégico: saiba como fazer O planejamento estratégico é a base do conhecimento e do gerenciamento eficiente da empresa


"O planejamento estratégico é a base do conhecimento e do gerenciamento eficiente da empresa, pois permite a definição de metas, considerando as particularidades do negócio e evidenciando os seus pontos positivos e negativos. Assim, torna-se mais fácil alcançar os objetivos para um maior retorno dos investimentos", afirmam Eufran Ferreira do Amaral e João Luiz Lani, professores do Curso a Distância CPT Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais em Livro+DVD e Online.

Segundo Michael Porter, professor especialista em estratégia (Harvard Business School - EUA), o planejamento estratégico é o conjunto de ações (defensivas ou ofensivas) de uma corporação para enfrentar os desafios do mercado com força competitiva e, assim, alcançar resultados cada vez melhores.

De forma mais simplificada, o planejamento estratégico tem início com a definição dos objetivos da empresa, para que sejam elaboradas as melhores estratégias e definidos os recursos necessários para se atingir as metas.

Na prática, ele é feito da seguinte forma:

1. Primeiramente, é indispensável traçar os objetivos. Eles são essenciais para que o gestor ou empresário saiba onde chegar. Nessa etapa, são definidos os valores, a visão e a missão da empresa em prol do alcance das metas.

2. A próxima etapa é realizar uma criteriosa pesquisa mercadológica. Dessa forma, é possível projetar os riscos e as chances de sucesso do empreendimento. Estar preparado para enfrentar o ambiente externo é vital para alcançar êxito no mercado.

3. Após a investigação externa do empreendimento, é de suma importância fazer o mesmo no ambiente interno. Para isso, faça um comparativo entre os pontos fortes e fracos de sua empresa e os da concorrência.

4. Em posse de todas as informações obtidas, após estudo mercadológico e diagnose interna da empresa, o próximo passo é estabelecer as metas estratégicas. Não apenas isso, é impreterível determinar os planos de ação, que favoreçam a sua execução.

5. Ao executar os planos de ação, é fundamental acompanhar ativamente de todas as etapas. Com isso, o gestor ou empresário pode ajustar uma ou outra estratégia. Os "Balanced Scorecard" (Indicadores Balanceados de Desempenho) são excelentes ferramentas nessa etapa do planejamento.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Administração Rural.

Fonte: exame.abril.com.br

Andréa Oliveira 03-05-2018 Seu Negócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.