Passos para montar uma startup de sucesso

Passos para montar uma startup de sucesso. Para que uma pequena empresa seja competitiva e os negócios ganhem maior sustentabilidade no mercado, é essencial avaliar os riscos antes mesmo do seu nascimento.

Passos para montar uma startup de sucesso Para tirar a ideia do papel e montar uma startup de sucesso, é preciso seguir alguns passos importantes


"Para que uma pequena empresa seja competitiva e os negócios ganhem maior sustentabilidade no mercado, é essencial avaliar os riscos antes mesmo do seu ‘nascimento’. Principalmente se for uma startup, que requer ações mais enérgicas por parte dos sócios", afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Como Administrar Pequenas Empresas em Livro+DVD e Online.

Passar uma ideia de negócio, do papel para a realidade, mesmo que inovadora, é uma tarefa complexa, que exige organização, planejamento e amor pela startup. Afinal, esse tipo de empresa apresenta algumas peculiaridades, que a diferem das demais empresas. Mas quais os passos para montar uma startup de sucesso?

Avaliar o mercado

Você acabou de encontrar uma oportunidade viável de negócio. Tudo indica que fará sucesso no mercado. Mas antes de colocar a ideia em prática, avalie o mercado. Por meio de uma pesquisa criteriosa, mensure os riscos e avalie se a ideia é inovadora o suficiente para conquistar o público. Outro passo a ser tomado é verificar se o modelo da startup é extensível e relevante.

Realizar testes

Por meio de protótipos do produto/serviço da startup realize testes com o público. Assim, torna-se mais fácil identificar falhas e realizar melhorias. Essa ação estratégica auxilia na percepção do negócio, se o produto/serviço, de fato, atende aos anseios do consumidor. Afinal, hoje, todos buscam um diferencial no mercado, algo que realmente seja útil e valioso.

Validar a ideia

O próximo passo é indispensável para compreender o potencial de crescimento da startup. Para tanto, valide a ideia, veja se ela é executável, se supre efetivamente as necessidades do consumidor. Com os feedbacks do público em potencial, é possível decidir se é (ou não) conveniente "pivotar", ou seja, testar novas hipóteses, sem perder sua lograda posição.

Fechar parcerias

Com a validação da ideia, agora é o momento ideal para fechar parcerias. Para isso, desenvolva um bom networking. Use e abuse das redes sociais, participe de eventos de empreendedorismo, frequente espaços co-working e visite incubadoras. Assim, você compartilha experiências e conhecimentos. Manter um bom relacionamento com os contatos também aumenta a probabilidade de encontrar ótimos investidores.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Gestão Empresarial.

Fonte: inovativabrasil.com.br

Andréa Oliveira 20-04-2018 Seu Negócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.